Evangelho de quinta-feira: a proclamação do Reino

Comentário ao Evangelho de quinta-feira da XIV semana do Tempo Comum. «Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios». Jesus lembra-nos que o Reino dos Céus está nos bens espirituais, mas também em ajudar materialmente quem precisa.

Evangelho (Mt 10, 7-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus Apóstolos:

«Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça; dai de graça. Não adquirais ouro, prata ou cobre, para guardardes nas vossas bolsas; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; porque o trabalhador merece o seu sustento. Quando entrardes em alguma cidade ou aldeia, procurai saber de alguém que seja digno e ficai em sua casa até partirdes daquele lugar. Ao entrardes na casa, saudai-a, e se for digna, desça a vossa paz sobre ela; mas se não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber nem ouvir as vossas palavras, saí dessa casa ou dessa cidade e sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância, no dia do Juízo, para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade».


Comentário

O Evangelho da Missa de hoje mostra-nos a missão universal do cristão: pregar o Evangelho.

Jesus ensina-nos que a pregação do Evangelho inclui tanto obras de misericórdia materiais como espirituais. Não se trata apenas de ressuscitar os mortos, entendido como a tentativa de trazer todas as pessoas à vida eterna. Jesus quer também que procuremos melhorar as condições materiais das pessoas necessitadas: que cuidemos dos doentes, que curemos os leprosos, etc... Recorda-nos que devemos procurar melhorar as condições de vida dos que sofrem, devemos procurar o seu bem material.

Contudo, Jesus não fica a um nível simplesmente material, pois quer que todos conheçam o Evangelho, que conheçam a Sua mensagem. Cada cristão é chamado a levar a mensagem de alegria própria do cristão. Quem procura Cristo não precisa de mais nada, é Cristo que preenche completamente a sede de felicidade de cada pessoa. Cristo é a resposta, Ele enche por completo cada ser humano.

Tantas vezes nos agarramos aos bens materiais! Procuramos ter sempre mais. Pomos a nossa felicidade nas coisas materiais. Jesus lembra-nos que devemos desprender-nos do material para nos podermos agarrar somente a Ele. Na nossa vida, prevalece muitas vezes o ter sobre ser. E Jesus recorda-nos que, para cumprirmos a missão de pregar o Evangelho, não precisamos de ter coisas, mas de confiar a cem por cento em Jesus.

Muitas pessoas se encontram sem consolo no sofrimento e na dor. O cristão é chamado a ajudar quem sofre. Mas também a olhar mais para cima, a olhar para Jesus, a olhar para o reino dos Céus. Podemos pedir a Jesus que nos transmita e contagie a paixão de evangelizar aqueles que nos rodeiam.

Pablo Erdozain