Procuras trabalho? Já experimentaste pedir a S. Josemaria?

Agora pode descarregar a Novena do trabalho em vários formatos eletrónicos. S. Josemaria é um intercessor eficaz perante Deus para conseguir um emprego ou desempenhar melhor o que já temos.

Novena a S. Josemaria sobre o trabalho

Agora pode descarregar a Novena do trabalho em vários formatos eletrónicos. S. Josemaria é um intercessor eficaz perante Deus para conseguir um emprego ou desempenhar melhor o que já temos.

Muitas pessoas perdem o emprego e têm sérias dificuldades em sustentar as suas famílias. E, ao mesmo tempo, todos podemos desempenhar as nossas tarefas comuns com mais perfeição. S. Josemaria, "o santo do quotidiano", como João Paulo II o chamava, é um intercessor eficaz diante de Deus por essas intenções.

A Novena a S. Josemaria Escrivá sobre o trabalho está disponível no Google Play Books.

📂 Faça o download em formato PDF da Novena a S. Josemaria sobre o trabalho

📂 Faça o download da Novena a S. Josemaria sobre o trabalho no formato Mobi

📂 Faça o download da Novena a S. Josemaria sobre o trabalho em formato ePub

Novena a S. Josemaria sobre o trabalho

Primeiro dia: Trabalho, caminho de santidade

Segundo dia: Trabalhar por amor a Deus

Terceiro dia: Trabalhar com ordem e constância

Quarto dia: Trabalho bem acabado

Quinto dia: Todos os trabalhos honestos são dignos

Sexto dia: Trabalhar na companhia de Deus e com retidão de intenção

Sétimo dia: Amadurecer nas virtudes através do trabalho

Oitavo dia: Trabalhar é servir, ajudar os outros

Nono dia: Fazer apostolado com o nosso trabalho

Para a realização desta novena, foram utilizados textos de várias obras de S. Josemaria. Podem obter-se informações nos livros citados nos seguintes links Caminho, Sulco, Forja, Amigos de Deus, Cristo que Passa e Entrevistas a S. Josemaria.


Oração a S. Josemaria

Ó Deus, que por mediação da Santíssima Virgem concedestes inúmeras graças a S. Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres quotidianos do cristão, fazei que eu também saiba converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de Vos amar, e de servir com alegria e simplicidade a Igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com a luz da fé e do amor. Concedei-me por intercessão de S. Josemaria o favor que Vos peço... (peça-se). Ámen.
Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

descarregar PDF


Primeiro dia: trabalho, caminho de santidade

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

Viemos chamar de novo a atenção para o exemplo de Jesus, que durante trinta anos permaneceu em Nazaré trabalhando, desempenhando um ofício. Nas mãos de Jesus, o trabalho - e um trabalho profissional, semelhante ao que milhões de homens realizam, em todo o mundo - converte-se em tarefa divina, em atividade redentora, em caminho de salvação. (Entrevistas a S. Josemaria, n. 55)

Onde estiverem os homens, vossos irmãos; onde estiverem as vossas aspirações, o vosso trabalho, os vossos amores, é aí que está o sítio do vosso encontro quotidiano com Cristo… Deus espera-nos todos os dias no laboratório, no bloco operatório, no quartel, na cátedra universitária, na fábrica, na oficina, no campo, no lar e em todo o imenso panorama do trabalho. (Entrevistas a S. Josemaria, n. 113-114)

Para encontrar trabalho

Para que Deus Nosso Senhor me oriente no esforço de procurar trabalho, e me abençoe fazendo-me conseguir um emprego honesto, digno e estável; e que me ajude, depois, a olhar para a minha tarefa profissional como um caminho de santificação e de serviço aos outros, onde o meu Pai Deus me espera a toda a hora e me pede que imite Jesus quando trabalhava como carpinteiro em Nazaré.

Para fazer um bom trabalho

Para que Deus Nosso Senhor me ajude a olhar para a minha tarefa profissional como um caminho de santificação e de serviço aos outros, onde Ele me espera a toda a hora, e me pede, em todas as circunstâncias, que imite Jesus quando trabalhava como carpinteiro em Nazaré.

Rezar a oração a S. Josemaria


Segundo dia: trabalhar por amor a Deus

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

A dignidade do trabalho está fundamentada no Amor. O grande privilégio do homem é poder amar, transcendendo assim o efémero e o transitório. (Cristo que passa, n. 48)

Fazei tudo por Amor. - Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. - A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo. (Caminho, n. 813)

Insisto: na simplicidade da tua atividade corrente, nos pormenores monótonos de cada dia, é que hás de descobrir o segredo (para tantos escondido!) da grandeza e da novidade - o Amor. (Sulco, n. 489)

Para encontrar trabalho

Para que Deus me conceda a graça de conseguir quanto antes um trabalho, que proporcione segurança à minha família. E para que, ao mesmo tempo, Ele me ajude a compreender que o que dá valor a qualquer trabalho honesto é o amor com que o fazemos: em primeiro lugar, amor a Deus, a quem oferecemos o trabalho; e amor ao próximo, a quem queremos servir e ser úteis.

Para fazer um bom trabalho

Para que Deus me ajude a compreender que o que dá valor a qualquer trabalho honesto é o amor com que o fazemos: em primeiro lugar, amor a Deus, a quem oferecemos o trabalho; e amor ao próximo, a quem queremos servir e ser úteis.

Rezar a oração a S. Josemaria


Terceiro dia: trabalhar com ordem e constância

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

Que breve é a nossa passagem pela terra! Para um cristão coerente, estas palavras soam, no mais íntimo do seu coração, como uma censura à falta de generosidade e como um convite constante a ser leal. Realmente é curto o nosso tempo para amar, para dar, para desagravar. Não é justo, portanto, que o malbaratemos… Não podemos desperdiçar esta etapa do mundo que Deus confia a cada um de nós. (Amigos de Deus, n. 39)

Quando tiveres ordem, multiplicar-se-á o teu tempo e, portanto, poderás dar maior glória a Deus, trabalhando mais ao Seu serviço. (Caminho, n. 80)

Para encontrar trabalho

Para que, com o auxílio de Maria Santíssima, consiga um trabalho estável e apropriado. E que, quando – pela bondade de Deus – já estiver a trabalhar, saiba aproveitar o tempo como um tesouro que é; e me esmere em aprimorar a virtude da ordem, de modo que consiga fazer tudo com pontualidade, intensidade e constância, sem confusões nem atrasos, seguindo um plano bem estruturado, que me permita dedicar, de modo equilibrado, os horários convenientes a cada um dos meus deveres: vida espiritual, família, profissão e relações sociais.

Para fazer um bom trabalho

Para que, com o auxílio de Maria Santíssima, saiba aproveitar o tempo como um tesouro que é; e que me esmere em aprimorar a virtude da ordem, de modo que consiga fazer tudo com pontualidade, intensidade e constância, sem confusões nem atrasos, seguindo um plano bem estruturado, que me permita dedicar, de modo equilibrado, os horários convenientes a cada um dos meus deveres: vida espiritual, família, profissão e relações sociais.

Rezar a oração a S. Josemaria


Quarto dia: trabalho bem acabado

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

Não podemos oferecer ao Senhor uma coisa que, dentro das pobres limitações humanas, não seja perfeita, sem defeitos e realizada com toda a atenção, mesmo nos aspetos mais insignificantes, porque Deus não aceita o que é mal feito. Não oferecereis nada que tenha defeito, porque não seria aceite favoravelmente, adverte-nos a Escritura Santa. Por isso, o trabalho de cada um de nós, esse trabalho que ocupa as nossas jornadas e as nossas energias, há de ser uma oferenda digna do Criador, operatio Dei, trabalho de Deus e para Deus. Numa palavra, uma tarefa bem cumprida e impecável. (Amigos de Deus, n. 55)

Antes de mais, devemos amar a Santa Missa, que deve ser o centro do nosso dia. Se vivemos bem a Missa, como não havemos depois de continuar o resto da jornada com o pensamento no Senhor, com o desejo ardente de não nos afastarmos da sua presença, para trabalhar como Ele trabalhava e amar como Ele amava? (Cristo que passa, n. 154)

Para encontrar trabalho

Para que, com o auxílio de Nossa Senhora, não demore a resolver-se o problema do meu desemprego. E para que, ao iniciar o novo trabalho, Deus me ajude a colocar todo o empenho em realizá-lo com categoria, com a maior perfeição possível, sem fazer as tarefas de qualquer maneira – convencido de que um trabalho mal feito não pode ser santificado, porque lhe falta amor, que é a condição imprescindível para que qualquer atividade humana possa ser agradável a Deus.

Para fazer um bom trabalho

Para que Deus me ajude a colocar todo o empenho em realizar o meu trabalho com categoria, com a maior perfeição possível, sem fazer as tarefas de qualquer maneira – convencido de que um trabalho mal feito não pode ser santificado, porque lhe falta amor, que é a condição imprescindível para que qualquer atividade humana possa ser agradável a Deus.

Rezar a oração a S. Josemaria


Quinto dia: todos os trabalhos honestos são dignos

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

É a hora de nós, os cristãos, dizermos bem alto que o trabalho é um dom de Deus e que não tem nenhum sentido dividir os homens em diversas categorias segundo os tipos de trabalho, considerando umas tarefas mais nobres do que outras. O trabalho, todo o trabalho, é testemunho da dignidade do homem (Cristo que passa, n. 47).

Diante de Deus, nenhuma ocupação é em si grande ou pequena. Tudo adquire o valor do Amor com que se realiza (Sulco, n. 487).

Para encontrar trabalho

Para que Deus me conceda a alegria de conseguir trabalho, uma tarefa em que eu possa ser útil e desenvolver as minhas capacidades. E que se, de momento, esse trabalho estiver abaixo da minha preparação e das minhas legítimas aspirações, eu não o despreze, mas – enquanto não achar um trabalho mais apropriado – o realize com toda a responsabilidade, fazendo com que tenha a categoria do trabalho que Jesus realizou na oficina de Nazaré.

Para fazer um bom trabalho

Para que se, atualmente, o meu trabalho está abaixo da minha preparação e das minhas legítimas aspirações, Deus me ajude a não desprezá-lo, mas – enquanto não achar um trabalho mais apropriado – a realizá-lo com toda a responsabilidade, fazendo com que tenha a categoria do trabalho que Jesus realizou na oficina de Nazaré.

Rezar a oração a S. Josemaria


Sexto dia: trabalhar na companhia de Deus e com retidão de intenção

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

Deves manter - ao longo do dia - uma constante conversa com Nosso Senhor, que se alimente também das próprias ocorrências da tua tarefa profissional. (Forja, n. 745)

O teu Crucifixo. - Como cristão, deverias trazer sempre contigo o teu Crucifixo. E colocá-lo sobre a tua mesa de trabalho. E beijá-lo antes de te entregares ao descanso e ao acordar. (Caminho, n. 302)

Coloca na tua mesa de trabalho, no teu quarto, na tua carteira... uma imagem de Nossa Senhora, e dirige-Lhe o olhar ao começar as tuas tarefas, enquanto as realizas, e ao terminá-las. Ela te alcançará - eu to garanto - a força necessária para fazeres da tua ocupação um diálogo amoroso com Deus. (Sulco, n. 531)

Para encontrar trabalho

Para que Deus me conceda um emprego honesto e digno, e me abra os olhos da alma para compreender que Ele está sempre ao meu lado. Que, para não perder de vista esta maravilhosa realidade,me esforce em ter presença de Deus durante o trabalho, servindo-me discretamente – como de um “lembrete” – de um pequeno crucifixo, de uma estampa de Nossa Senhora, da efígie de outro santo da minha devoção...; “lembretes” colocados onde eu os possa ver com frequência, sem exibicionismo nem alarde.

Para fazer um bom trabalho

Para que Deus me faça compreender que Ele está sempre ao meu lado, enquanto estou trabalhando. E que, para não perder de vista esta maravilhosa realidade,me esforce em ter presença de Deus durante o trabalho, servindo-me discretamente – como de um “lembrete” – de um pequeno crucifixo, de uma estampa de Nossa Senhora, da efígie de outro santo da minha devoção...; “lembretes” colocados onde eu os possa ver com frequência, sem exibicionismo nem alarde.

Rezar a oração a S. Josemaria


Sétimo dia: amadurecer nas virtudes através do trabalho

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

Tudo aquilo em que intervimos nós, os pobrezitos dos homens, - mesmo a santidade, - é um tecido de pequenas coisas que - segundo a intenção com que se fazem - podem formar uma tapeçaria esplêndida de heroísmo ou de baixeza, de virtudes ou de pecados. (Caminho, n. 826)

É todo um conjunto de virtudes que pomos em jogo ao desempenhar a nossa profissão, com o propósito de a santificar: a fortaleza, para perseverarmos no nosso trabalho, apesar das naturais dificuldades, sem nos deixarmos vencer pelo abatimento; a temperança, para nos gastarmos sem reservas e para superarmos a comodidade e o egoísmo; a justiça, para cumprirmos os nossos deveres com Deus, com a sociedade, com a família, com os colegas; a prudência, para sabermos o que convém fazer em cada caso e lançarmo-nos à obra sem demora... E tudo por Amor… (Amigos de Deus, n. 72).

Para encontrar trabalho

Para que, com a ajuda de Nossa Senhora, encontre o trabalho que tenho procurado. E que, ao meter-me em cheio nesse novo trabalho, Deus me ajude a desenvolver por meio dele as virtudes cristãs e a amadurecer espiritualmente. Que eu procure ser paciente e compreensivo, tanto com os chefes como com os colegas e subordinados, que seja simples e humilde, fugindo da vaidade e do exibicionismo, que faça tudo, em suma, com pureza de coração.

Para fazer um bom trabalho

Para que Deus me ajude a desenvolver por meio do trabalho as virtudes cristãs e a amadurecer espiritualmente. Que eu procure ser paciente e compreensivo, tanto com os chefes como com os colegas e subordinados, que seja simples e humilde, fugindo da vaidade e do exibicionismo, que faça tudo, em suma, com pureza de coração.

Rezar a oração a S. Josemaria


Oitavo dia: Trabalhar é servir, ajudar os outros

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

Pensai que com a vossa atividade profissional realizada com responsabilidade, além de vos sustentardes economicamente, prestais um serviço diretíssimo ao desenvolvimento da sociedade, aliviais as cargas dos outros e ajudais a manter muitas obras assistenciais - a nível local e universal - em prol dos indivíduos e dos povos mais desfavorecidos. (Amigos de Deus, n. 120)

Para encontrar trabalho

Para que Deus Nosso Senhor me conceda o trabalho que lhe peço com tanta fé. E para que infunda na minha alma o desejo de fazer do meu trabalho, não uma atividade egoísta, fechada nos meus interesses, mas um serviço aberto ao bem e à utilidade de muitos, realizado com a certeza de que esse ideal de serviço aos outros dará um novo sentido, mais elevado e alegre, à minha vida.

Para fazer um bom trabalho

Para que Deus infunda na minha alma o desejo de fazer do meu trabalho, não uma atividade egoísta, fechada nos meus interesses, mas um serviço aberto ao bem e à utilidade de muitos, realizado com a certeza de que esse ideal de serviço aos outros dará um novo sentido, mais elevado e alegre, à minha vida.

Rezar a oração a S. Josemaria


Nono dia: fazer apostolado com o nosso trabalho

Reflexão: Palavras de S. Josemaria

O trabalho é também apostolado, ocasião de entrega aos outros homens, para lhes revelar Cristo e levá-los até Deus Pai (Cristo que passa, n. 49).

Faz a tua vida normal; trabalha onde estás a trabalhar, procurando cumprir os deveres do teu estado, acabar bem o que é próprio da tua profissão ou do teu ofício, superando-te, melhorando-te dia a dia. Sê leal, compreensivo com os outros e exigente contigo mesmo. Sê mortificado e alegre. Será esse o teu apostolado. E, sem saberes porquê, tendo perfeita consciência das tuas misérias, os que te rodeiam virão ter contigo e, numa conversa natural, simples - à saída do trabalho, numa reunião familiar, no autocarro, ao dar um passeio, em qualquer parte - falareis de inquietações que em todas as almas existem, embora às vezes alguns não queiram dar por isso. Mas cada vez as perceberão melhor, desde que comecem a procurar Deus a sério. (Amigos de Deus, n. 273)

Para encontrar trabalho

Para que Deus, por mediação de Nossa Senhora, me faça encontrar um bom trabalho, no qual possa crescer profissionalmente e dar o melhor de mim mesmo. E que me ajude a ver, no meu ambiente profissional, um campo aberto para a realização da missão apostólica que Deus confia a todos os batizados, aproveitando as oportunidades que Ele me dá para ajudar colegas, amigos, colaboradores, clientes..., a descobrirem as maravilhas da fé cristã.

Para fazer um bom trabalho

Para que Deus me ajude a ver, no meu ambiente de trabalho, um campo aberto para a realização da missão apostólica que Deus confia a todos os batizados, aproveitando as oportunidades que Ele me dá para ajudar colegas, amigos, colaboradores, clientes..., a descobrirem as maravilhas da fé cristã.

Rezar a oração a S. Josemaria