Evangelho da terça-feira: um caminho de felicidade

Comentário ao Evangelho de terça-feira da XXXII semana do Tempo Comum. «Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer». O exemplo de Jesus pode-nos iluminar para entender a vida das pessoas que nos rodeiam como dom e amor.

Evangelho (Lc 17, 7-10)

Naquele tempo, disse o Senhor:

«Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele volta do campo: ‘Vem depressa sentar-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, até que eu tenha comido e bebido. Depois comerás e beberás tu’. Terá de agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou? Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer’».


Comentário

No Evangelho de hoje, o Senhor mostra-nos um caminho mais profundo de conhecimento próprio: o saber que estamos para servir. A chamada universal à santidade consiste em identificarmo-nos com Cristo, e não devemos esquecer que «o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir» (Mt 20, 28).

Se tivermos consciência de que estamos para servir, quando o dia chegar ao fim e virmos que ajudámos e estivemos disponíveis para as necessidades dos outros, podemos concluir, como Jesus nos diz, que «Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer».

Ser cristão implica aprender do Senhor, procurar seguir o seu exemplo, que vai à nossa frente, ensinando-nos a servir. Depois de lavar os pés aos Doze, Ele diz-lhes: «Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também (...). Sabendo isto, sereis felizes se o puserdes em prática» (Jo 13, 15-17).

O exemplo de Jesus pode iluminar-nos para entender a vida como serviço: vivo para amar, e amar é servir. Podemos imitar o Senhor e servir em mil detalhes concretos que tornam agradável a vida das pessoas com que convivemos ou trabalhamos. Desde a realização cuidadosa e detalhada do nosso trabalho profissional até rezar pelas pessoas que precisam da nossa oração. Se entendermos a vida desta maneira, seremos felizes, com uma nova felicidade que enche o nosso coração.

Sebastián Puyal // Tina Witherspoon - Unplash