Evangelho de 21 de novembro: Apresentação de Nossa Senhora

Comentário ao Evangelho da Memória Litúrgica da Apresentação da Virgem Santa Maria. «... todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe». Descobrir e querer fazer a vontade de Deus é a melhor maneira de imitar Jesus Cristo.

Evangelho (Mt 12, 46-50)

Naquele tempo, enquanto Jesus estava a falar à multidão, chegaram sua Mãe e seus irmãos. Ficaram do lado de fora e queriam falar-Lhe. Alguém Lhe disse:

«Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo».

Mas Jesus respondeu a quem O avisou:

«Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?».

E apontando para os discípulos, disse:

«Estes são a minha mãe e os meus irmãos: todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».


Comentário

A Memória Litúrgica de hoje relembra uma antiga e piedosa tradição baseada num relato do apócrifo “Protoevangelho de S. Tiago”. Segundo conta esse texto, quando a Virgem Maria era muito pequena, os seus pais, S. Joaquim e Sta. Ana levaram-n'A ao templo de Jerusalém, onde ficaria durante um tempo, em companhia de outras meninas, para ser instruída nas tradições e na piedade de Israel.

Talvez nos surpreenda que a Igreja nos proponha, num dia especialmente dedicado a Maria, uma passagem do Evangelho onde parece que Jesus A deixa em segundo plano, como que pouco agradecido a sua Mãe: «Quem é minha mãe?».

Mas logo vem a resposta: «Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe». O Senhor consegue deixar-nos o ensinamento mais importante e, ao mesmo tempo, dirigir a Maria o maior elogio que Lhe poderia ter feito: fazer a vontade de Deus é a melhor maneira de imitar Jesus Cristo: «Eis-Me aqui – no livro sagrado está escrito a meu respeito –; Eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade’» (Hb 10, 7).

Toda a vida do Senhor e de Maria foi um fazer da sua vida o que Deus queria. Daí deriva o convite da Mãe de Jesus aos homens, que é um projeto de vida completo: «Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”» (Jo 2,5). E sabemos muito bem o que Deus quer de cada um: «A vontade de Deus é que vos santifiqueis» (1Ts 4,3). Só nos cabe a tarefa de descobrir, dia a dia como, pessoalmente, devemos santificar-nos.

Giovanni Vassallo