Evangelho de quarta-feira: o amor de uma Mãe

"Deixa que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.” Este pedido da mãe de Tiago e João, tão simples quanto ousado, mostra a generosidade de uma mãe que quer o melhor para seus filhos: que estejam o mais próximo possível do Senhor.

Evangelho

Naquele tempo, ao subir a Jerusalém, pelo caminho, Jesus chamou à parte os Doze e disse-lhes:

«Vamos subir a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, que o vão condenar à morte. Hão de entregá-lo aos pagãos, que o vão escarnecer, açoitar e crucificar. Mas Ele ressuscitará ao terceiro dia.»
Aproximou-se então a mãe dos filhos de Zebedeu, com os seus filhos, e prostrou-se diante dele para lhe fazer um pedido.

«Que queres?» - perguntou-lhe Ele.

Ela respondeu:

«Ordena que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.»
Jesus retorquiu:

«Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?»

Eles responderam: «Podemos.»

Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o meu cálice; mas, sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado.»
Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus chamou-os e disse-lhes:

«Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer-se grande, seja o vosso servo; e quem no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para a redenção de muitos.»


Comentário

No Evangelho de hoje, a mãe de Tiago e João, dois dos apóstolos mais próximos de Jesus, apresenta-se com coragem diante do Mestre. Prostra-se diante dele e faz-lhe um pedido tão simples quanto ousado: “ordena que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e outro à tua esquerda no teu Reino ”(v. 21).

Embora o evangelista não diga nada, podemos imaginar que o Senhor, ouvindo este pedido ficaria cheio de ternura para com aquela mulher. A resposta que lhe dá parece ser um pouco áspera, mas o Senhor gostou da ousadia daquela mãe e faz uma nova pergunta, à qual a mãe - desta vez, em uníssono com os seus filhos - respondem afirmativamente.

Jesus, intuindo talvez uma possível e lógica expetativa humanas, corrige-os, afirmando a primazia da vontade de Deus e da atitude de serviço por parte dos que estão "mais acima".

Hoje, ficamos com a coragem desta mulher que não teve receio de mostrar com simplicidade ao Senhor o desejo mais profundo que enchia o seu coração. Um pedido que não era para ela, mas para os seus filhos, a quem amava muito mais do que a si mesma.

Quantas respostas generosas de tantos e tantas que deixaram tudo para seguir o Mestre e se viram precedidos e acompanhados por uma abertura generosa de seus pais para que seguissem Jesus onde quer que Ele os conduzisse!