Evangelho de sexta-feira: deixar o Espírito Santo atuar

Comentário ao Evangelho de sexta-feira da XIV semana do Tempo Comum. «Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos». Jesus convida-nos a fazer o bem. A violência é derrotada pelo amor, a morte pela vida.

Evangelho (Mt 10, 16-23)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos:

«Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tende cuidado com os homens: hão de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas. Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer; porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós. O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte. E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do homem».


Comentário

Jesus avisa-nos das dificuldades, somos "ovelhas no meio de lobos". A vida de um cristão muitas vezes não é fácil, envolve sofrimento, dor, contradição. Hoje, movemo-nos num ambiente que não é cristão, tal como no tempo dos apóstolos. Mas o ambiente não pode ser uma desculpa para não evangelizar.

Face a esta situação, Jesus dá-nos a receita: dar testemunho. Tantas vezes, nós cristãos somos inibidos por um ambiente adverso que serve de desculpa para não evangelizar. Jesus sabe que nos envia para os lobos, mas encoraja-nos a sermos Suas testemunhas.

Nesta situação, Jesus encoraja-nos a fazer o bem. A violência é derrotada pelo amor, a morte pela vida. S. Josemaria disse: «temos de afogar o mal em abundância de bem»[1].

Jesus encoraja-nos a confiar no Espírito Santo, sem medo de ir contra a corrente. É uma graça que devemos pedir ao Senhor. Para ser coerentes, viver como cristãos.

Perante este aparente paradoxo de ser ovelhas no meio de lobos, Jesus faz-nos olhar mais além. O cristão é ovelha, mas conta com a ajuda do Espírito Santo, conta com a ajuda da graça. E Deus pode fazer mais do que qualquer matilha de lobos.

Nos momentos em que perdemos a nossa visão positiva e nos sentimos abatidos por causa do mal do mundo ou da nossa vida, voltemos a nossa oração para o Céu e mantenhamos a confiança de que Deus venceu o mundo.


[1] S. Josemaria, Sulco, n. 864.

Pablo Erdozain // Tadeusz Lakota - Unsplash