Evangelho de segunda-feira: a tua fé te salvou

Comentário ao Evangelho de segunda-feira da XXXIII semana do Tempo Comum. «"Que queres que Eu te faça?". Ele respondeu-Lhe: "Senhor, que eu veja"». Jesus procura as almas uma a uma. Olha-nos, pergunta-nos e espera um diálogo de amor.

Evangelho (Lc 18, 35-43)

Naquele tempo, quando Jesus Se aproximava de Jericó, estava um cego a pedir esmola, sentado à beira do caminho. Quando ele ouviu passar a multidão, perguntou o que era aquilo. Disseram-lhe que era Jesus Nazareno que passava. Então ele começou a gritar:

«Jesus, filho de David, tem piedade de mim».

Os que vinham à frente repreendiam-no, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais:

«Filho de David, tem piedade de mim».

Jesus parou e mandou que Lho trouxessem. Quando ele se aproximou, perguntou-lhe:

«Que queres que Eu te faça?».

Ele respondeu-Lhe:

«Senhor, que eu veja».

Disse-lhe Jesus:

«Vê. A tua fé te salvou».

No mesmo instante ele recuperou a vista e seguiu Jesus, glorificando a Deus. Ao ver o sucedido, todo o povo deu louvores a Deus.


Comentário

Bartimeu, cego e pobre, procura e espera quem o possa tirar da sua situação de pobreza. Pede esmola à beira da estrada, mendiga, para poder comer e seguir em frente. Mas o seu coração procura algo mais. O horizonte da sua vida vai para além do material. Procura o pleno significado da sua existência.

Um dia, Jesus passa por onde ele estava e muda a sua vida.

Bartimeu, naquele dia em que Jesus chegou a Jericó e se aproximou de onde ele estava, percebeu imediatamente que algo diferente dos outros dias estava a acontecer: havia muita gente a passar. O seu coração estava alerta e perguntou o que estava a acontecer. Responderam-lhe: “É Jesus Nazareno que passa”. E imediatamente começa a gritar: “Jesus, Filho de David, tem piedade de mim!”.

Bartimeu, movido pela força do Espírito Santo, com um coração humilde, reconhece o Messias em Jesus. E é por isso que ele grita. Precisa de dinheiro para poder comer, mas acima de tudo precisa de encontrar o Messias, o Salvador. E quando O encontra, não perde a oportunidade de estar com Ele.

À volta de Bartimeu, muitos o repreendem e mandam que se cale. Talvez pensassem que incomodava o Mestre. Eles não conhecem Jesus. Jesus veio para procurar aqueles que têm fome e sede d'Ele.

Bartimeu não se cala, embora seja repreendido, mas grita mais alto: «Filho de David, tem piedade de mim!».

Jesus, que o tinha ouvido desde o início e Se tinha comovido, ordenou que Bartimeu fosse trazido à Sua presença e perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». «Senhor, que eu veja». E faz-se o milagre.

Jesus procura as almas uma a uma, quer ter um encontro pessoal com cada uma. Quer que O busquemos e que tenhamos fome e sede d'Ele. Jesus não Se impõe às nossas vidas, mas pede um pouco de amor[1].

Podemos aprender muitas coisas com Bartimeu, principalmente a fé que nos leva a buscar o Senhor apesar dos obstáculos. A seguir o que S. Josemaria ensinou neste ponto de Caminho: «Ao oferecer-te aquela História de Jesus, pus como dedicatória: “Que procures a Cristo. Que encontres a Cristo. Que ames a Cristo”. – São três etapas claríssimas. Tentaste, pelo menos, viver a primeira?»[2].

Buscá-l'O é não deixar de usar os meios para nos encontrarmos com Ele. Não deixar de procurá-l'O na Palavra e nos sacramentos que são os meios pelos quais nos encontramos com Ele.


[1] cf. S. Josemaria, Cristo que passa, n. 179.

[2] S. Josemaria, Caminho, n. 382.

Javier Massa // Photo: Toa Heftiba - Unsplash