Retiro mensal de março em casa em português

Quem disse que não se pode fazer uma recoleção em casa? Ainda que não a possa fazer acompanhado, nem possa fazê-la num centro da Obra, facilitamos-lhe os recursos em português para fazer a recoleção de março em sua casa (duração aproximada de 2 horas).

Índice

1. Introdução
2. Primeira Meditação: S. José: a grandeza escondida de um grande protagonista
3. Segunda Meditação. Quaresma e prática da misericórdia
4. Leitura espiritual
5. Exame de consciência

1. Introdução

Neste mês, tradicionalmente dedicado a S. José, vamos contemplar a sua figura onde brilha a grandeza duma vida corrente vivida como resposta à vocação e missão confiada por Deus. Como nos escrevia o Papa Francisco: “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”.

Sob o exemplo da vida de S. José e, em resposta ao chamamento de conversão quaresmal, meditaremos também, sob a pauta das Bem-aventuranças, como era a caridade e a misericórdia de Jesus que devemos procurar encarnar na vida do dia-a-dia.

Invoquemos o Senhor neste tempo de oração pedindo-lhe que desvele o seu amor por cada um de nós manifestado nos seus sofrimentos e morte na cruz. Saber que somos amados e perdoados por um Deus que sofre por nós enche-nos de gratidão, misericórdia e perdão.
Dirijamo-nos a Santa Maria para que nos ensine a acompanhar o seu Filho na sua paixão, na oferta gratuita da sua vida a Deus por cada um de nós. Pedimos a São José que ilumine a nossa vida diária para apresentar a oferta gratuita e alegre de aceitação do trabalho, lutas, fardos e pequenos esforços em que Jesus passa com a sua cruz, para que possamos segui-lo e servir os outros.


2. Primeira Meditação: "S. José: a grandeza escondida de um grande protagonista" (30 min)

Ao ouvir, procure dirigir-se pessoalmente ao Senhor e fale com Ele. Se precisar, pode parar o áudio.


3. Segunda Meditação: “Quaresma e prática da misericórdia”
Propomos a meditação do seguinte texto:
“Vai e faz o mesmo: a Lei de Deus e a misericórdia”.


4. Leitura espiritual

Pode escolher uma das seguintes opções:

1) Carta apostólica ‘Patris corde’ (‘Com coração de pai’), do Papa Francisco.

2) Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2021 e Homilia de quarta-Feira de Cinzas.

3) “Na oficina de José” (homilia de S. Josemaria).


5. Exame de consciência

1. A viúva do Evangelho, na sua pobreza, deita no tesouro do templo «tudo o que possuía para viver» (Mc 12,44). Sou generoso e sonho que Deus vai fazer coisas grandes com os bens que ponho ao Seu serviço?

2. «Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso» (Lc 6, 36). Procuro ser misericordioso para alcançar também a misericórdia de Deus e a dos outros? Peço a Deus que aumente a minha capacidade de compreender, passando por cima dos defeitos dos outros, vendo o lado bom das coisas?

3. «Vocês guardam rancor aos vossos filhos? Não é verdade que não? Também Deus Nosso Senhor, quando lhe pedimos perdão, nos perdoa tudo. É fantástico!» (Palavras de S. Josemaria recolhidas no livro "Antes, mais e melhor" de L. Linares, Rialp 2001). Conservo algum rancor para o qual possa pedir ajuda ao Senhor, para que o meu perdão seja mais real e sincero?

4.«Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto» (Jo 15, 16). Peço luz ao Espírito Santo para me ajudar a descobrir os planos de Deus para mim e me dar a força para seguir o seu chamamento? Como posso orientar a minha vida, para que seja uma parte do sonho de Deus para este mundo?

5. «Segui-Me e farei de vós pescadores de homens» (Mt 4,19). Procuro renovar o sentido de missão que tenho como cristão confiando que posso contar sempre com a companhia de Nosso Senhor? Entusiasma-me pensar nas almas com que poderei vir a compartilhar a alegria de viver com Cristo?

6. «O reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo» (Mt 13, 45). Lembro-me de como Nosso Senhor me foi guiando na minha vida? Vejo a vocação cristã como um caminho de felicidade?
Acto de contrição.