Que significa o apostolado? Quem são os apóstolos hoje?

A palavra grega "apostoloi" significa enviado. Refere-se ao chamamento que Jesus Cristo faz aos apóstolos para que continuem a sua própria missão: anunciar o reino de Deus por todo o mundo

Sumario

1. O que é o apostolado?
2. Porquê fazer apostolado?
3. Por que é o apostolado levar luz?


Todo o cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus: já não dizemos que somos "discípulos" e "missionários", mas somos sempre "discípulos missionários". E se ainda não estamos bem convencidos disto, olhemos para os primeiros discípulos, que logo depois de terem conhecido o olhar de Jesus, saíram para anunciar com alegria: "Encontrámos o Messias!" (João 1, 41). A samaritana, mal acaba o seu diálogo com Jesus, torna-se missionária, e muitos samaritanos acreditaram em Jesus "pela palavra da mulher" (Jo 4, 39). Também S. Paulo, a partir do seu encontro com Jesus Cristo, "começou imediatamente a pregar que Jesus era o Filho de Deus" (Atos dos Apóstolos 9, 20). De que estamos nós à espera?

Cf. Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, 120.


1. O que é o apostolado?

A palavra grega apostoloi significa enviado. Refere-se ao chamamento que Jesus Cristo faz aos apóstolos para que continuem a sua própria missão: anunciar o reino de Deus por todo o mundo."Como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós" (Jo 20, 21), "embaixadores de Cristo" (2 Coríntios 5, 20), "servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus" (1 Coríntios 4, 1).

Todos os cristãos, pela natureza da própria vocação cristã, são chamados a difundir o Reino de Cristo por toda a terra. Cf. Catecismo da Igreja Católica, 858-859, 863

Textos de S. Josemaria para meditar

‘Apóstolo é o cristão que se sente enxertado em Cristo, identificado com Cristo, pelo Batismo; habilitado a lutar por Cristo pela Confirmação; chamado a servir a Deus com a sua ação no mundo, pelo sacerdócio comum dos fiéis, que confere uma certa participação no sacerdócio de Cristo, a qual - sendo essencialmente diferente da que confere o sacerdócio ministerial - o torna capaz de participar no culto da Igreja e de ajudar os homens no seu caminho para Deus, com o testemunho da palavra e do exemplo, com a oração e a expiação.

Cada um de nós há de ser ipse Christus , o próprio Cristo. Ele é o único mediador entre Deus e os homens. E nós unimo-nos a Ele para oferecer, com Ele, todas as coisas ao Pai. A nossa vocação de filhos de Deus no meio do mundo pede-nos que não procuremos apenas a nossa santidade pessoal, mas que andemos pelos caminhos da terra, para os transformar em estradas que conduzam as almas ao Senhor, no meio dos obstáculos; pede-nos que participemos como cidadãos comuns em todas as atividades temporais, para sermos fermento que há-de informar toda a massa.’ Cristo que passa, 120

‘Se te decidires - sem fazer coisas esquisitas, sem abandonar o mundo, no meio das tuas ocupações habituais - a entrar por estes caminhos de contemplação, sentir-te-ás imediatamente amigo do Mestre e com o encargo divino de abrir os caminhos divinos da terra a toda a humanidade. Sim, com esse teu trabalho contribuirás para que se estenda o reinado de Cristo em todos os continentes e seguir-se-ão, uma atrás da outra, as horas de trabalho oferecidas pelas longínquas nações que nascem para a fé, pelos povos do leste barbaramente impedidos de professar com liberdade as suas crenças, pelos países de antiga tradição cristã onde parece que se obscureceu a luz do Evangelho e as almas se debatem nas sombras da ignorância... Que valor adquire então essa hora de trabalho, esse continuar com o mesmo empenho durante um pouco mais de tempo, alguns minutos mais, até rematar a tarefa. Convertes assim, de um modo prático e simples, a contemplação em apostolado, como necessidade imperiosa do coração, que pulsa em uníssono com o dulcíssimo e misericordioso Coração de Jesus, Nosso Senhor.’ Amigos de Deus, 67.


2. Porquê fazer apostolado?

Todos os fiéis, pastores e leigos cristãos são por Deus encarregados do apostolado, em virtude do Batismo e da Confirmação. Por isso têm o dever e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por toda a gente e em toda a terra.

Nos leigos, a evangelização adquire uma nota específica e uma eficácia particular, pelo facto de se realizar nas condições gerais do nosso mundo: "Este apostolado não consiste apenas no testemunho de vida: o verdadeiro apostolado procura ocasiões para anunciar Cristo com a sua palavra, tanto aos não-crentes como aos fiéis”. Catecismo da Igreja Católica, 900, 905.

Textos de S. Josemaria para meditar

‘Não vos dá vontade de gritar à juventude buliçosa que vos rodeia: Loucos! Deixai essas coisas mundanas que amesquinham o coração... e muitas vezes o aviltam... Deixai isso e vinde connosco atrás do Amor?’ Caminho, 790.

‘A nossa Santa Mãe, a Igreja, em magnífica extensão de amor, vai espalhando a semente do Evangelho por todo o mundo. De Roma à periferia.
- Ao colaborares nessa expansão, pelo orbe inteiro, leva a periferia ao Papa, para que a terra toda seja um só rebanho e um só Pastor: um só apostolado!’ Forja, 638.

‘Com a maravilhosa normalidade do divino, a alma contemplativa derrama-se em anseio apostólico: ardia-me o coração dentro do peito, ateava-se o fogo na minha meditação. Que fogo é esse senão aquele de que fala Cristo: Vim trazer fogo (do amor divino) à Terra: e que quero eu senão que se acenda? Fogo de apostolado que se robustece na oração: não há meio melhor do que este para desenvolver por todo o mundo essa batalha pacífica em que cada cristão está chamado a participar: cumprir o que resta sofrer a Cristo.
Não me cansarei de repetir, portanto, que o mundo é santificável, e que a nós, cristãos, nos cabe especialmente essa tarefa, purificando-o das ocasiões de pecado com que os homens o tornam feio, e oferecendo-o ao Senhor como Hóstia espiritual, apresentada e dignificada com a graça de Deus e com o nosso esforço. Em rigor, não se pode dizer que haja nobres realidades exclusivamente profanas, uma vez que o Verbo se dignou assumir uma natureza humana íntegra e consagrar a Terra com a Sua presença e com o trabalho das Suas mãos. A grande missão que recebemos, no Batismo, é a corredenção. A caridade de Cristo nos impele a tomarmos sobre os nossos ombros uma parte dessa tarefa divina de resgatar almas.’ Cristo que passa, 120.

‘O apostolado cristão - e refiro-me agora em concreto ao de um cristão corrente, ao do homem ou da mulher que vive realmente como outra pessoa qualquer entre os seus iguais - é uma grande catequese, em que, através de uma amizade leal e autêntica, se desperta nos outros a fome de Deus, ajudando-os a descobrir novos horizontes, com naturalidade, com simplicidade, como já disse, com o exemplo de uma fé bem vivida, com a palavra amável, mas cheia da força da verdade divina.
Sede audazes. Contais com a ajuda de Maria, Regina apostolorum. E Nossa Senhora, sem deixar de se comportar como Mãe, sabe colocar os filhos diante das suas próprias responsabilidades. Maria, aos que se aproximam d' Ela e contemplam a sua vida, faz-lhes sempre o imenso favor de os levar até à Cruz, de os colocar diante do exemplo do Filho de Deus. E nesse confronto, em que se decide a vida cristã, Maria intercede para que a nossa atitude culmine numa reconciliação do irmão mais pequeno - tu e eu - com o Filho primogénito do Pai.’ Cristo que passa, 149.


3. Por que é o apostolado levar luz?

"Vós sois a luz do mundo e o sal da terra" (Mateus 5, 11-16). A luz do Evangelho é "uma luz que atrai". Vendo as boas obras do cristão, o próximo é levado a dar glória a Deus, a descobrir e a louvar o amor inefável de Deus. O apostolado é dar testemunho da luz.

‘O primeiro momento é um diálogo pessoal, no qual a outra pessoa se exprime e partilha as suas alegrias, as suas esperanças, as preocupações com os seus entes queridos e muitas coisas que enchem o coração. Só depois desta conversa é que se lhe pode apresentar a Palavra, seja pela leitura de algum versículo ou de modo narrativo, mas sempre recordando o anúncio fundamental: o amor pessoal de Deus que Se fez homem, Se entregou a Si mesmo por nós e, está vivo, oferece a Sua salvação e a Sua amizade. É o anúncio que se partilha com uma atitude humilde e testemunhal de quem sempre sabe aprender, com a consciência de que esta mensagem é tão rica e profunda que nos ultrapassa sempre. Umas vezes exprime-se de maneira mais direta, outras através de um testemunho pessoal, uma história, um gesto, ou de outra forma que o próprio Espírito Santo possa suscitar numa circunstância concreta. Se parecer prudente e houver condições, é bom que este encontro fraterno e missionário remate com uma breve oração que se relacione com as inquietações que a pessoa manifestou. Assim, ela sentirá mais claramente que foi ouvida e compreendida, que a sua situação foi posta nas mãos de Deus, e reconhecerá que a Palavra de Deus fala realmente à sua própria vida.’ A Alegria do Evangelho, 100, 128.

Sendo Cristo, enviado pelo Pai, fonte e origem do apostolado da Igreja, é evidente que a fecundidade do apostolado depende da sua união vital com Cristo. A caridade, alcançada sobretudo na Eucaristia, "é sempre como que a alma de todo o apostolado". Catecismo da Igreja Católica, 864, 2044.

Textos de S. Josemaria para meditar

‘Sê alma de Eucaristia!
- Se o centro dos teus pensamentos e esperanças está no Sacrário, filho, que abundantes os frutos de santidade e de apostolado!’ Forja, 835.

‘Que outros conselhos vos hei-de eu sugerir, senão os que sempre foram utilizados pelos cristãos que pretendiam, de verdade, seguir Cristo? Trata-se, afinal, dos mesmos que usaram os primeiros ao escutarem o apelo de Jesus: o encontro assíduo com o Senhor na Eucaristia, a invocação filial da Santíssima Virgem, a humildade, a temperança, a mortificação dos sentidos - porque não convém olhar o que não é lícito desejar, advertia S. Gregório Magno - e a penitência.’ Amigos de Deus, 186.

Encher de luz o mundo, ser sol e luz - assim definiu o Senhor a missão dos Seus discípulos. Levar até aos confins da Terra a boa nova do amor de Deus - a isso devem dedicar a vida, de um modo ou doutro, todos os cristãos.

É necessário, portanto, despertar os que tenham caído nesse mau sono, recordar-lhes que a vida não é um divertimento, mas um tesouro divino que é preciso fazer frutificar. É necessário também ensinar o caminho aos que têm boa vontade e bons desejos mas não sabem como pô-los em prática. Cristo urge-nos. Cada um de vós há-de ser, não só apóstolo, mas apóstolo de apóstolos, que puxe outros, ajudando outros, para que também eles dêm a conhecer Jesus Cristo, Cristo que passa, 147.