Papa Francisco pediu para «intensificar a oração e praticar o jejum» pelo Afeganistão

«Em momentos históricos como este não podemos permanecer indiferentes», afirmou o Santo Padre no Angelus deste domingo. Veja como responder a este apelo com a oração da paz do Papa e os textos de S. Josemaria e do Beato Álvaro del Portillo.

Leia o texto completo do Angelus


O Papa Francisco afirmou hoje que acompanha “com grande preocupação” a situação que se vive no Afeganistão e pediu a todos para “intensificar a oração e praticar o jejum” pela paz no país.

“Estou a falar a sério: intensificar a oração e praticar o jejum pedindo ao Senhor misericórdia e perdão”, disse o Papa no encontro dominical com os peregrinos presentes na Praça de São Pedro para a oração mariana do ângelus.

"apelo a todos a intensificar a oração e a praticar o jejum. Este é o momento de o fazer”

Francisco disse que acompanha “com grande preocupação a situação no Afeganistão” e está unido ao “sofrimento das pessoas que choram por quem perdeu a vida nos ataques suicidas ocorridos na quinta-feira passada e dos que procuram ajuda e proteção”.

E deixou um apelo: "Em momentos históricos como este não podemos permanecer indiferentes. A História da Igreja ensina-nos isso: como cristãos, esta situação compromete-nos. Por isso, dirijo um apelo a todos a intensificar a oração e a praticar o jejum. Oração e jejum, oração e penitência. Este é o momento de o fazer”.

“Confio à misericórdia de Deus os defuntos e agradeço aos que trabalham para ajudar aquela população tão provada, de modo especial as mulheres e as crianças”

O Papa pediu “a todos” que “continuem a assistir os necessitados e a rezar para que o diálogo e a solidariedade sejam o caminho para a estabelecer uma convivência pacífica e fraterna e deem esperança para o futuro do país”.

Por fim afirmou: "confio à misericórdia de Deus os defuntos e agradeço aos que trabalham para ajudar aquela população tão provada, de modo especial as mulheres e as crianças”.

Os talibãs tomaram o controlo do Afeganistão e chegaram à capital Cabul no dia 15 de agosto, menos de duas semanas após o início da retirada das tropas da coligação internacional encabeçada pelos Estados Unidos da América, e regressam ao poder 20 anos depois de terem governado o país, entre 1996 e 2001.

Na última quinta-feira, um atentado terrorista matou pelo menos 170 pessoas, incluindo 13 soldados norte-americanos, junto ao aeroporto de Cabul, onde se concentravam civis e militares para se retirarem do país.

Este sábado, um ataque com avião não tripulado norte-americano matou “dois elementos importantes” do Estado Islâmico; o anúncio foi feito pelos Estados Unidos que têm como prazo para a conclusão da retirada das suas tropas Afeganistão o dia 31 de agosto.


Ver também:

Oração pela Paz doPapa Francisco:

Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica! Tentámos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas... Mas os nossos esforços foram em vão.

Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz. Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: «nunca mais a guerra»; «com a guerra, tudo fica destruído»! Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho.

Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão. Mantende acesa em nós a chama da esperança para efectuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz. E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra! Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre «irmão», e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam! Amen.


S. Josemaria (na homilia "O coração de Cristo, paz dos cristãos"). "Se reconhecermos esta maravilhosa relação do Senhor com os seus filhos, os nossos corações mudarão com certeza e veremos abrir-se diante dos nossos olhos um horizonte absolutamente novo, cheio de relevo, de profundidade e de luz".

Beato Álvaro del Portillo: "Temos que nos esforçar para que suba ao céu um grande clamor de oração, unida ao jejum pela paz no mundo".


Fonte: Agência Ecclesia