Evangelho de quarta-feira: o Espírito da Verdade

Comentário ao Evangelho de quarta-feira da VI semana da Páscoa. «Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos guiará para a verdade plena». O amor à Sagrada Escritura e o conhecimento da fé da Igreja, a qual nos mostra o seu sentido, ajudar-nos-á a conhecer Cristo com mais profundidade.

Evangelho (Jo 16, 12-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vos há de anunciá-lo. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vos há de anunciá-lo».


Comentário

Os quatro versículos que constituem o Evangelho de hoje têm uma grande carga teológica. Neles – especialmente nos versículos 14-15 –, descobrem-se alguns mistérios da Santíssima Trindade, como a igualdade das três pessoas divinas, ao dizer-se que tudo o que o Pai tem é do Filho, que tudo o que o Filho possui é do Pai, e que o Espírito Santo também possui o que é comum ao Pai e ao Filho, isto é, a essência divina.

Por outro lado, o Senhor refere-se ao Espírito Santo como aquele que os guiará até à verdade completa (v. 13).

É verdade que os apóstolos já conheciam Cristo e inclusivamente tinham sido enviados por Ele para falar e pregar em seu nome. Também nós, cristãos, conhecemos Cristo, pelo menos até certo nível.

No entanto, em algumas ocasiões, como expressava o Papa Bento XVI aos jovens reunidos por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Colónia, podemos ter a tentação de converter a religião num produto de consumo, do qual escolhemos o que mais se gosta. «Mas a religião procurada a seu "bel-prazer" no fim não nos ajuda. É cómoda, mas no momento da crise abandona-nos a nós próprios»[1]. E essa mesma frase do Papa emérito não perde sentido se fizermos o exercício de substituir religião por Verdade


[1] Bento XVI, Homilia, 21/08/2005.

Pablo Erdozáin // hxdyl - Getty Images Pro