Evangelho de quarta-feira: fé e gratidão

Comentário ao Evangelho de quarta-feira da XXXII semana do Tempo Comum. «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou». Peçamos ao Senhor para aprender com o leproso samaritano. Que não deixemos de nos surpreender, de nos maravilhar pela ação de Deus em nós.

Evangelho (Lc 17, 11-19)

Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz:

«Jesus, Mestre, tem compaixão de nós».

Ao vê-los, Jesus disse-lhes:

«Ide mostrar-vos aos sacerdotes».

E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse:

«Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?».

E disse ao homem:

«Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».


Comentário

Jesus vai com os seus discípulos a caminho de Jerusalém e encontra-se com estes dez leprosos. Eles gritam-lhe à distância porque, segundo a lei de Moisés, os leprosos viviam isolados (cf. Lv 13, 45-46) para evitar contágios. Por esse motivo, mantêm a distância.

O Senhor, ao indicar-lhes que fossem ter com o sacerdote – que era aquilo que estava previsto na mesma lei (cf. Lv 14, 2) para aqueles que tivessem sido curados da lepra – mostra-lhes que serão curados. Relata-se que eram dez, que só um deles regressa e que, além disso, era samaritano (os samaritanos e judeus eram inimigos e não se falavam) (cf. Jo 4, 9). Só um regressa para dar graças e glória a Deus. Dos outros nove não se diz nada. Pelo contrário, àquele que regressa para agradecer, o Senhor diz-lhe que a sua fé o salvou.

Algumas vezes pode acontecer-nos o mesmo que a esses nove. Habituados à ação de Deus em nós talvez desde a infância, podemos esquecer a grandeza incomensurável dos dons de Deus. Pelo contrário, existem pessoas que viveram muito tempo distantes de Deus, muitas vezes simplesmente por ignorância e que, ao descobrirem a ação de Deus nelas, se sentem interpeladas e se ajoelham interiormente diante de Deus para agradecer.

Peçamos ao Senhor para aprender com o leproso samaritano. Que não deixemos de nos surpreender, de nos maravilhar pela ação de Deus em nós.

Sebastián Puyal // Debby Hudson - Unsplash