Evangelho de quarta-feira: conhecer Cristo em primeira pessoa

Comentário ao Evangelho de quarta-feira da III semana do Advento. «És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?». Para conhecer Cristo, precisamos de ter um encontro na primeira pessoa com Ele na oração e nos sacramentos.

Evangelho (Lc 7, 19-23)

Naquele tempo, João Batista chamou dois dos seus discípulos e enviou-os ao Senhor com esta mensagem:

«És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?».

Ao chegarem junto de Jesus, os homens disseram-Lhe:

«João Batista mandou-nos perguntar-Te: ‘És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?’».

Nessa altura Jesus curou muitas pessoas, de doenças, padecimentos e espíritos malignos, e deu a vista a muitos cegos.

Então respondeu-lhes:

«Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciado o Evangelho; e feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda».


Comentário

Os discípulos de João Batista entraram em contacto com Jesus em circunstâncias críticas. O seu mestre, depois de uma pregação que tinha agitado o povo de Israel, tinha sido preso. Parecia que a sua missão nesse momento tinha fracassado.

Nessa situação de desânimo, João não ficou inativo. Continuou com a sua missão de anunciar a presença do Ungido de Deus, mas desta vez de uma forma mais subtil. Por esse motivo pede aos seus discípulos que vão e perguntem diretamente a Jesus se é n'Ele que devem pôr as suas esperanças: «És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?».

O Evangelho refere que nesse preciso momento o Senhor realizou muitas curas e milagres. Assim, aqueles dois tiveram uma experiência na primeira pessoa de quem é Cristo e podiam dizer que tinham visto e ouvido as maravilhas que realiza.

Não conhecemos Jesus plenamente através de referências de terceiros. Não basta ler algo sobre Ele e admirar-se perante as belas palavras que alguém diz. Conhecê-l'O é ter um encontro na primeira pessoa com Ele, através da oração e dos sacramentos, especialmente a Eucaristia. Desse modo, damo-nos conta de como nos muda a vida e de que vale a pena pôr n'Ele as nossas esperanças.

Rodolfo Valdés // Taryn Elliott - Pexels