Alegria, luz, dor e glória

Quantas vezes viu algo interessante neste site, mas não teve tempo de clicar? Propomos uma seleção desses conteúdos para estas semanas. Hoje, testemunhos e textos que nos podem ajudar nas diferentes etapas do caminho da vida.

Photo by Anna Shvets from Pexels

Do ponto de vista do tempo pascal, a passagem de Cristo na Terra tinge-se de diferentes cores, que a Igreja reúne nos mistérios do Rosário. Alegria simples, luz na obscuridade, sofrimento e dor e glória majestosa também estão presentes nos nossos dias de confinamento, doença, trabalho e aplausos.

Talvez tenha vivido a Cruz de perto, na sua própria carne ou na de outra pessoa (às vezes a de outra pessoa dói mais). Caso o ajude, apresentamos alguns recursos para penetrar neste mistério a partir da alegria pascal de saber que Cristo ressuscitado tem a última palavra.


1. Como é a relação com Deus na dor? Damos a palavra a quem o pode contar em primeira mão. Vários deles já faleceram e deixaram uma marca em muitas pessoas:

∙ Quando se é atropelado por um camião: aproximar-se de Deus num acidente terrível.

Vídeo com legendas em português. Para saber como ativar, clique aqui.

Quando tem esclerose múltipla: dar sentido ao dia-a-dia com uma doença incurável, a ajudar pessoas com várias deficiências.

Quando tem leucemia: escolha sorrir mesmo se estiver mais tempo no hospital do que em casa. A recente morte de Jorge comoveu e aproximou de Deus pessoas de todo o mundo.

Quando luta contra um sarcoma durante anos : Como pode uma rapariga tão nova como Montse ser exemplo de virtudes? De onde tirava uma jovem de 16 anos forças para sofrer com alegria uma doença tão dolorosa como um cancro (sarcoma de Ewing)? Nunca lhe correu nada mal? Como posso imitá-la? Que fazia para aproximar de Jesus os seus amigos?


2. Lembre-se de que Deus nos acompanha também com amor na doença, na velhice e na morte, a ponto de termos um sacramento especial para a saúde do corpo e da alma. Hoje em dia, que muitos padres estão a arriscar a vida - literalmente - para cuidar dos fiéis, vale a pena aprofundar na Unção dos Doentes:

- A unção dos doentes(na seção Resumos da fé cristã ).

- A unção dos doentes, sacramento da compaixão de Deus(catequese do Papa Francisco).

- Novena a S. Josemaria pelos doentes


3. O Papa falou sobre os doentes repetidamente. Recolhemos aqui as suas palavras:

Mensagem para o Dia Mundial dos Doentes 2020


4. E dos que cuidam, nada? Sim: o testemunho luminoso de Sophie, cujo marido sofre de paralisia.

Vídeo com legendas em português. Para saber como ativar, clique aqui.