Mensagem do Prelado (25 de maio de 2023)

Mons. Fernando Ocáriz convida-nos a colocar as nossas intenções e as de todo o mundo nas mãos da Virgem Maria.

Queridíssimos, que Jesus me guarde as minhas filhas e os meus filhos!

Neste mês que, na Obra, queremos encher com romarias em todo o mundo, vem-me ao coração uma profunda ação de graças, confiado nos frutos que virão pela intercessão da nossa Mãe, ao colocarmos tantas intenções nas suas mãos.

Estamos certos de que Deus dá estes frutos quando quer e como quer e, em primeiro lugar, no-los concede a nós próprios, já que a nossa oração, mesmo sendo frágil, capacita-nos para receber tantos dons que o Senhor nos quer conceder: Pedi, e dar-se-vos-á; procurai, e encontrareis; batei, e hão de abrir-vos. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-lhe-á (Mt 7, 7-8).

Nas nossas romarias, imploremos do Céu, com audácia, muitas graças de paz no mundo, de conversão pessoal, de vocações. Esta atitude ajuda-nos a crescer na certeza de que precisamos de Deus, e isto é já um primeiro fruto: alimenta a nossa consciência de que é Ele quem faz avançar tudo. E, para nos ajudar a sentirmo-nos acolhidos, oferece-nos um caminho plano, uma via suave, a Virgem Santíssima: A Jesus sempre se vai e se “torna a ir” por Maria (Caminho, n. 495).

Nesta missão no mundo, que Jesus quis partilhar connosco – Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos (Mt 28, 20) –, com a Sua proximidade, transmite-nos a Sua alegria. Cada vez que vamos visitar com carinho a Sua Mãe Santíssima, podemos cultivar o desejo de viver, em cada momento, em cada circunstância do nosso dia, perante dificuldades e alegrias, com a consciência de que não estamos sós: a Rainha dos Apóstolos, tal como esteve com eles nos primeiros passos da Igreja (cf. At 1, 12-14), nunca nos abandona. Depois de o Mestre lhes dizer, enquanto ascende para a dextra de Deus Pai, "ide e pregai a todas as gentes", os discípulos ficaram em paz. Mas ainda têm dúvidas: não sabem o que hão de fazer. E reúnem-se com Maria, Rainha dos Apóstolos, para se converterem em zelosos pregoeiros da Verdade que há de salvar o mundo (Sulco, n. 232).

Não deixeis de vos unir à minha oração pelos vinte e cinco novos sacerdotes da Prelatura que receberam a ordenação no passado dia 20, em Roma.

Com a alegria da Páscoa, e com todo o afeto, vos abençoa

o vosso Padre,

Fernando Ocáriz

Roma, 25 de maio de 2023