Mensagem do Prelado (20 de setembro de 2021)

O Prelado do Opus Dei convida-nos a reavivar a nossa união com Jesus através da Cruz.

Queridíssimos: que Jesus me guarde as minhas filhas e os meus filhos!

Há alguns dias, na festa da Exaltação da Santa Cruz, recordei mais uma vez as palavras que o nosso Padre nos dirigiu no dia 14 de setembro de 1969, depois da bênção com o Lignum Crucis. Nessa altura, foi enumerando razões pelas quais temos de amar a Cruz. No fim, como mais uma razão, disse-nos que ela será sempre nossa companheira de caminho. Encontramo-la pessoalmente, em circunstâncias e de maneiras diversas.

Por isso, é muito bom reavivar, sempre de uma forma nova, a fé na eficácia da nossa união à Cruz de Jesus. Podemos recordar estas palavras de S. Paulo: “Completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo Seu Corpo, que é a Igreja” (Cl 1, 24).

Sabemos que, na realidade, nada falta à eficácia imensa do sacrifício de Cristo. Mas o próprio Deus, na Sua Providência, que nunca compreenderemos plenamente, quer que participemos na aplicação da Sua eficácia. Isto é possível porque Ele nos fez participantes da filiação de Jesus ao Pai, pela força do Espírito Santo: “Ora, se somos filhos de Deus, somos também herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se com Ele sofremos, para também com Ele sermos glorificados” (Rm 8, 17).

Os sinais externos ajudam-nos com frequência. Neste sentido, como o Papa Francisco comentou algumas vezes, as imagens da Cruz que temos por perto - no nosso local de trabalho, na nossa casa, etc. - são um convite a unirmo-nos ao Senhor.

Acompanhar a Santíssima Virgem Maria, junto da Cruz, ajudar-nos-á a que o nosso coração saiba "ler nesse livro que é Cristo crucificado: para nos enchermos de paz, de alegria e desejos de santidade" (S. Josemaria, Meditação, 15 de setembro de 1970).

Com todo o carinho vos abençoa,

o vosso Padre

Roma, 20 de setembro de 2021