O Prelado em Milão: “Jesus e os outros, estas são as prioridades do cristão”

O Prelado do Opus Dei esteve em Milão (Itália) em 6 e 7 de agosto. No dia 8, após celebrar a missa, continuou sua viagem à Espanha, depois de ter estado na Suíça, Áustria, Hungria, Croácia, Eslovênia e Itália.

“Para um fiel da Obra, disse o Prelado, o mais importante é a sua relação com Cristo e a sua preocupação com os outros”. Para isso, “precisamos de formação e humildade para poder abrir nossas almas ao Amor de Deus”. A proximidade com Cristo nos levará a não nos contentarmos em refugiar-nos em um ambiente cristão, mas “que desejaremos praticar um autêntico apostolado ad gentes, ou seja, aproximar todos da Palavra”. Foi isso que os primeiros cristãos fizeram com os gentios – os não-crentes – nos primeiros séculos.

Angela, que é policial, contou ao Prelado sobre o trabalho que realizou no acolhimento de imigrantes em Lampedusa e Siracusa. Nas costas italianas, ela entrou em contato com o sofrimento dessas pessoas, e teve a oportunidade de ajudá-los fisicamente e rezar por eles e pelo seu futuro. Angela promoveu aulas de formação cristã e espiritual com seus colegas em Siracusa.

Sara explicou as atividades voluntárias que realizou com jovens estudantes e como o trabalho de dedicação aos outros levou muitas jovens a conversar com o Senhor sobre como identificar e responder à missão que cada uma recebe de Deus.

Em encontros com pequenos grupos de pessoas, o prelado do Opus Dei pôde ouvir algumas das histórias da região mais duramente atingida pela pandemia na Itália. Por exemplo, Piergiorgio lhe disse que sua tia idosa estava muito feliz porque tinha conseguido falar com um padre e receber os sacramentos após meses de confinamento em um lar de idosos.

Quando perguntaram sobre o próximo centenário do Opus Dei em 2028, Mons. Ocáriz disse que “uma instituição da Igreja com cem anos ainda está perto de seu início. Temos certeza de que o Opus Dei não deve ser reinventado, mas que devemos viver o espírito que São Josemaria nos transmitiu como se fosse novo em cada dia, para que o dom que Deus nos deu possa dar frutos”. Também animou todos a se prepararem pessoalmente para o centenário, em seus próprios corações, para oferecer a nosso Senhor uma fidelidade cada vez mais madura.

Antes de continuar a viagem de volta à Espanha, Mons. Ocáriz disse que “embora nos despeçamos, na comunhão dos santos permanecemos sempre unidos. Nunca nos separamos”.