Viagem pastoral a Budapeste, Zagreb e Liubliana

Mons. Fernando Ocáriz continuou a sua viagem pastoral pela Europa. Nos últimos dias, esteve em Hungria, Croácia e Eslovênia, antes de voltar a Espanha.

Encontro com o prelado do Opus Dei na Croácia.

Mons. Fernando Ocáriz esteve em Budapeste (Hungria) no dia 3 de agosto, onde partilhou alguns momentos com pessoas do Opus Dei e as suas famílias. “Sonhem e ficarão aquém”, disse com a frase de São Josemaria. “Os cristãos têm a missão de levar o mundo a Deus. Pode-nos dar pena que o mundo esteja tão longe d'Ele, mas a sua ausência deve animar-nos a desenvolver um apostolado mais intenso”.

Nos encontros com os fiéis do Opus Dei, o Prelado convidou-os a “estar abertos a todos e a fazer amizade com as pessoas que nos rodeiam”. Um cristão leva Deus aos outros se “se acostumar a fazer tudo com Ele, na sua presença”. E quando as coisas “parecem mais difíceis ou experimentamos mais a nossa debilidade, devemos recordar que o que não muda é o Amor de Deus por nós, que é a raiz do nosso otimismo e da nossa alegria”.

Depois da breve visita a Budapeste, o prelado do Opus Dei viajou a Zagreb e Liubliana. Na primeira cidade, Mons. Ocáriz sublinhou a importância da amizade, que “quando é real e profunda, é a forma de amor na qual podemos partilhar o que levamos no coração. Deus convida a todos nós a cooperar com Ele para a Sua Palavra chegar a todos. Dois amigos não trocam apenas impressões sobre a sociedade, o mundo ou a sua profissão. Quando existe amizade verdadeira, existe também uma sintonia espiritual”, explicou.

Num dos encontros, Blaženko disse ao prelado que na véspera da sua chegada tinha pedido para ser admitido no Opus Dei, por isso pediu-lhe conselhos para dar os primeiros passos nesse caminho cristão. “São Josemaria diria que a Obra já é uma responsabilidade sua. Depende da sua oração, do seu trabalho ... Todos nós no Opus Dei fazemos parte do Corpo místico de Cristo, por isso, graças à comunhão dos santos, todos apoiamos com Ele a Obra. Aproveite bem os meios de formação cristã, para conhecer cada dia melhor a fé e a vocação”.

Ksenija, por sua vez, pediu conselhos para descansar no Senhor e evitar ser esmagada pelas dificuldades: “Há dois pontos fundamentais para descansar no Senhor, recuperar a alegria e dar-nos aos outros: são a Eucaristia e a oração. Esses momentos são fonte de verdadeira paz, verdadeira segurança e verdadeira alegria”.

Na tarde de quinta-feira, 5 de agosto, o prelado do Opus Dei chegou à capital da Eslovênia. Em Vintgar, residência para estudantes universitários, reuniu-se com várias famílias e sublinhou a necessidade de rezar por cada um na oração, para aprender a amar mais e melhor os outros. “Peçam ao Senhor que nos dê um coração como o d'Ele, para que cada dia levemos o Seu amor a todos”.

Cecília disse que gosta de conversar com as amigas sobre muitos assuntos, mas que muitas vezes é difícil falar sobre a fé e a vida espiritual. “Não podemos pretender que uma amiga nos abra a sua interioridade se não lhe abrirmos a nossa, porque essa é a natureza da amizade. A amizade exige sinceridade, interesse e carinho pela outra pessoa, e para isso exige tempo e perseverança, porque nem sempre é fácil ser amigos”.

Kati lembrou que a Eslovênia está celebrando 30 anos de independência. O prelado convidou todos os presentes a olharem para o futuro com grande esperança: “O futuro está nas suas mãos. Coloquem a sua esperança em Deus, que nos sustenta continuamente”.