6 de Outubro em imagens

Galeria de fotografias com momentos significativos da canonização de Josemaría Escrivá. Acompanham as imagens extractos de homilias de algumas Missas de acção de graças pela canonização celebradas em Roma e testemunhos de assistentes às cerimónias.

3 DE OUTUBRO: TRASLADAÇÃO PARA BASÍLICA DE SANTO EUGÉNIO

As relíquias de São Josemaría foram trasladadas para a Basílica de Santo Eugénio a 3 de Outubro às 12h00. O féretro com o corpo do novo santo permaneceu exposto, em frente do altar principal, até 10 de Outubro. O pároco de Santo Eugénio, D. Michele Diaz, explicou que durante estes dias “dezenas de milhar de pessoas passaram pela basílica” para venerar as relíquias de São Josemaría. Segundo D. Michele, foi uma verdadeira “procissão de piedade e devoção, durante a qual se confessaram milhares de pessoas”

4 DE OUTUBRO: UMA VIGÍLIA EM FAVOR DE ÁFRICA

A apresentação do projecto Harambee 2002 teve lugar a 4 de Outubro no auditório de Santa Cecília. Assistiram cerca de 2000 pessoas. O acto consistiu num serão musical com intervenções de coros procedentes de vários países. Intercalaram-se entre as actuações musicais diversos testemunhos pessoais e algumas projecções de imagens filmadas com palavras do novo santo.

6 DE OUTUBRO: A CANONIZAÇÃO

Às 10h25 da manhã de sol de 6 de Outubro, perante centenas de milhar de pessoas, João Paulo II canonizou Josemaría Escrivá. À cerimónia assistiram pessoas de 84 países. O Papa recordou na homilia o ideal de São Josemaría: “Elevar o mundo a Deus e transformá-lo a partir de dentro: eis aqui o ideal que o santo fundador vos indica, queridos irmãos e irmãs que hoje vos alegrais pela sua elevação à glória dos altares (...). Seguindo os seus passos, difundi na sociedade, sem distinção de raça, classe, cultura ou idade, a consciência de que todos estamos chamados à santidade. Esforçai-vos por ser santos vós próprios em primeiro lugar, cultivando o estilo evangélico de humildade e de serviço, de abandono na Providência e de escuta constante da voz do Espírito”.

BENVINDOS A ROMA

No dia da cerimónia, as autoridades civis e milhares de voluntários puseram o seu melhor esforço para atender os peregrinos.

“Por sorte, o dia 6 de Outubro era o dia dos meus anos, e embora tenha sido um dos dias mais cansativos da minha vida, foi também o dia em que, ao fim do dia, me sentia mais feliz”. (testemunho de um voluntário)

UM INTERCESSOR DIANTE DE DEUS

“A Igreja canoniza os seus filhos não tanto para lhes aumentar a glória e a celebridade como para fazer deles nossos intercessores diante de Deus e sobretudo nossos modelos de vida (...) Os santos canonizados são da Igreja e para a Igreja; não são luzes para esconder debaixo do alqueire, são luzes que a Igreja levanta bem alto para que iluminem a todos”. (Homilia do Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as causas dos santos, na Missa de acção de graças celebrada na basílica de S. Andrea della Valle a 8 de Outubro).

UMA VIAGEM DIFERENTE

“Tive a oportunidade de ser voluntário da canonização e apercebi-me que ajudar as pessoas foi uma das muitas razões que tornou esta viagem diferente de qualquer outra na minha vida. São Josemaría ajudou-nos em todos os momentos e fez que nos nossos corações brilhasse a luz do serviço e a entrega aos outros. Deus ofereceu-nos a convivência internacional com um valor incalculável”. (Testemunho de um voluntário).

UM ALFAIATE NA PRAÇA

Vitor, um alfaiate que fez uma batina a São Josemaría, durante a sua visita ao Peru em 1974, esteve a 6 de Outubro na Praça de São Pedro. “O mais bonito foi quando o Santo Padre o declarou santo – afirmou Vitor. – Fez-se realidade um sonho que muitos tínhamos de o ver nos altares. Agora nos impelirá a partir do céu e nos ajudará em tudo o que lhe pedirmos, no meu caso, a saúde espiritual e corporal da minha família. Também me comoveu muito ver a entrega de João Paulo II à Igreja e a força que irradia. Sinto-me mais estimulado para rezar por ele e pelas suas intenções.”

A CANONIZAÇÃO PELA TELEVISÃO

Muitas pessoas puderam seguir a cerimónia de 6 de Outubro graças às trinta emissoras de televisão de todo o mundo que retransmitiram a canonização. “Depois de ver pela televisão a cerimónia da canonização – conta uma senhora chilena – o meu marido acompanhou-me à Missa. Foi um dom inesquecível poder ver tanta gente a rezar junto ao Papa, muitos jovens que são a esperança. A televisão fez um trabalho estupendo”.

OS JOVENS DA CANONIZAÇÃO

“Também os jovens, (...) conhecem, estimam e querem a São Josemaría, como se gosta de um velho e íntimo amigo É o momento de propor de novo a todos, com convicção, este “alto grau da vida cristã”. Eis o vosso desafio de sempre, urgente hoje como nunca (...) para a Igreja que estreia o século (Homilia do cardeal António Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, na Missa de acção de graças celebrada na basílica de São Paulo Extramuros a 8 de Outubro).

ENTUSIASMO EM TODO O MUNDO

“Uma vez perguntaram a São Josemaría de que capela gostava mais da casa onde vivia; a sua resposta espontânea foi «a rua». Esta afirmação mostra-nos como é positivo o mundo para São Josemaría: mostra-se cheio de um autêntico «entusiasmo pelo mundo», embora não o seja de um modo ingénuo. Não é nem optimista nem pessimista, mas um realismo cristão. Conhece as consequências do pecado e do perigo de se mundanizar, mas – e isto é decisivo para a sua posição positiva na relação com o mundo –, também sabe que Deus ama o mundo. (Homilia de D. Fernand Franck, Arcebispo do Luxemburgo, na Missa de acção de graças na Basílica dos Santos Apóstolos a 8 de Outubro).

A SANTIDADE ENCHE-NOS DE ALEGRIA

“Ao mesmo tempo, que responsabilidade a nossa se, tendo recebido tantas graças e tantos exemplos do novo santo, fossemos reticentes perante o esforço que devemos fazer para seguir os seus passos! Não tenhamos medo à exigência evangélica da santidade, que nos enche de alegria! Não vos conformeis com pouco, dir-nos-ia o novo santo: quero-vos santos!. (Homilia do Cardeal Pouppard, presidente do Conselho Pontifício para a cultura, na Missa de acção de graças celebrada na basílica de Santa Maria in Trastevere a 8 de Outubro).

O SEGREDO DESTE APÓSTOLO DO SÉCULO XX: É DEUS

“Deixai-me, contudo, oferecer-vos este simples testemunho absolutamente pessoal: como compreendi eu São Josemaría, que ideia me fiz dele? Em poucas palavras: qual é para mim o segredo da santidade de Josemaría Escrivá? Assim de chofre, vos digo: para mim uma só palavra explica a vida e obra de Josemaría Escrivá. Essa palavra é «Deus». Deus está na base, no centro e em cima da vida e da obra de Josemaría. tudo parte de Deus e tudo vem de Deus. O segredo deste apóstolo do século XX é Deus”. (Palavras do cardeal Ignace Moussa, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, no final da Missa de acção de graças celebrada na igreja de Trinità dei Monti a 8 de Outubro).

UMA OCASIÃO PARA COMEÇAR DE NOVO

“Aproveitemos esta ocasião gozosa e repleta de graçapara nos examinar e ver até que ponto temos sido fiéis à responsabilidade de continuar a tarefa que São Josemaría nos transmitiu. Não interessa que a nossa resposta até agora nos pareça pobre; aproveitemos esta ocasião para começar de novo, cheios de esperança e confiança na sua amável e poderosa intercessão.” (Homilia de D. John Myers, arcebispo de Newark, Estados Unidos, na Missa de acção de graças, celebrada na basílica de Santa Maria Maior a 8 de Outubro).

SEGUIR A CRISTO

“Para São Josemaría, Jesus não era um exemplo para seguir de longe, uma abstracção, um caminho moral, mas «Jesus», uma pessoa com a qual vivemos continuamente. O seu modo de viver e ensinar a presença de Deus todos os dias, com o realismo da vida, oferecendo a Deus o trabalho, rezando uma jaculatória, dando graças por tudo o que acontece; pode-se considerar um grande tesouro para todos os cristãos”.

(Homilia do cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os bispos, na Missa de acção de graças celebrada na basílica dos Doze Apóstolos a 8 de Outubro).

OBRIGADO A TODOS OS QUE O AJUDARAM

“Agradeçamos também aos seus pais e irmãos, e a todos os que o ajudaram, especialmente aqueles pobres e doentes que ofereceram com toda a generosidade os seus sofrimentos pelo Opus Dei. São Josemaría apoiou-se com grande confiança na força da oração destas pessoas. Foram muitos os doentes que ofereceram as suas dores e a sua agonia «pela intenção de D. Josemaría» que desconheciam. Sem os sacrifícios e orações destes doentes não teria talvez sido possível que o Opus Dei chegasse a ser o que agora é. Estes doentes gozam agora no céu junto a São Josemaría”. (Homilia de D. Peter Takaaki Hirayama, bispo de Oita, Japão, na Missa de Acção de graças na igreja de São Girolamo della Carità a 8 de Outubro).