Carta de Bento XVI ao Prelado do Opus Dei

Tradução da carta que, em latim, o Santo Padre Bento XVI enviou a Sua Excelência Revma. D. Javier Echevarría, por ocasião do 50º aniversário da sua ordenação sacerdotal

Ao Venerado irmão

Javier Echevarría Rodríguez,

Bispo Titular de Cilíbia

Prelado da Prelatura Pessoal da Santa Cruz e Opus Dei

Ao aproximar-se a muito feliz comemoração do quinquagésimo aniversário do começo da tua vida e da tua actividade sacerdotal, tivemos notícia, Venerado Irmão, de que o celebrarás solenemente, em união com os membros da Prelatura pessoal da Santa Cruz e Opus Dei, elevando de todo o coração acções de graças à Santíssima Trindade pelo dom inefável do sacerdócio e por todos os seus benefícios. Com grande alegria, aproveitamos esta singular ocasião para congratular-nos contigo neste feliz jubileu e manifestar-te a Nossa estima e afecto.

Sendo jovem, ao sentir a suave voz de Deus que te chamava, prontamente a seguiste, entrando a fazer parte do Opus Dei. Depois de teres recebido a necessária formação, foi-te conferida a ordenação sacerdotal no dia 7 de Agosto de 1955. Obtiveste o doutoramento em Direito Civil e em Direito Canónico. Desempenhaste diversos ministérios pastorais e académicos; durante vinte e dois anos foste Secretário de S. Josemaria Escrivá de Balaguer, Fundador do Opus Dei; e agora governas fielmente com o mesmo espírito a sua Obra providencial.

Se lançares um olhar ao longo caminho sacerdotal que percorreste, sem dúvida recordarás tantos trabalhos e dificuldades superados com a graça divina; mas, sobretudo, tantos acontecimentos gozosos concedidos por Deus a ti e à tua Prelatura pessoal. Quando eras Secretário Geral, no ano de 1982, presenciaste a erecção do Opus Dei como Prelatura pessoal, de que foste imediatamente constituído Vigário Geral. Doze anos depois, após o piedoso falecimento do nosso Venerado Irmão Álvaro del Portillo, foste eleito Prelado da Prelatura pessoal; e, no mesmo ano, nomeado Bispo titular de Cilíbia. Em 1995, aqui em Roma, na solenidade da Epifania do Senhor, o nosso amado Predecessor João Paulo II, conferiu-te a Consagração episcopal, como demonstração manifesta da sua benevolência e confiança.

Governando a tua Prelatura e contemplando nela a graça de Deus, não cessas de exortar os seus membros – com o teu exemplo, com os teus escritos, com a tua palavra e as tuas viagens pastorais – a permanecer no Senhor com um coração firme (Act 11, 23). Quando alentas o empenhamento pela santidade pessoal e pelo zelo apostólico dos teus sacerdotes e leigos, vês crescer a grei que te foi confiada, e proporcionas um auxílio eficaz à Igreja na urgente evangelização da sociedade actual. No terreno da cultura e das ciências, procuras difundir a mensagem cristã em todos os âmbitos, como o mostra claramente a Universidade Pontifícia da Santa Cruz, recentemente constituída. Tens no teu coração a defesa da vida, da família e do matrimónio, bem como a formação e o atendimento pastoral dos jovens.

Recebe, pois, Venerado Irmão, esta prova do Nosso amor e benevolência, juntamente com a Bênção Apostólica que, implorando a graça divina, através da intercessão da Mãe de Deus, a Santíssima Virgem Maria, e de S. Josemaria Escrivá de Balaguer, estendemos com todo o coração também aos Bispos, aos sacerdotes, aos homens e mulheres que fazem parte desta queridíssima Prelatura pessoal da Santa Cruz e Opus Dei, e a todos aqueles que, cheios de alegria, celebram este jubileu tão assinalado.

Do Vaticano, no dia 9 de Julho do ano 2005, primeiro do Nosso Pontificado.

Bento Papa XVI