Viagem do Prelado ao Peru

D. Javier Echevarría deslocou-se no passado mês de Julho ao Peru. Apresenta-se um resumo dos encontros que teve com diferentes públicos (09’10’’).

- O povo de Cañete e eu próprio como Presidente da autarquia, queremos nomeá-lo hóspede ilustre e entregar-lhe a chave da cidade.

- Todo este vosso carinho, que agradeço com toda a alma, é carinho, afecto e oração por este sacerdote santo, que soube amar todo o mundo e pôs o seu coração em São Vicente de Cañete e Yauyos. O que ele rezou por vós! Quanto vos amou aqui na terra! E o que reza agora por cada um de vós no Céu!

- Em Vallegrande ensinaram-me que através do meu trabalho estou a amar a Deus todos os dias. Padre, a minha pergunta: o que devo fazer para que muitas pessoas valorizem este tipo de trabalho e se apercebam de que se pode fazer com profissionalismo quando cuidamos os detalhes?

- Muito bem, fico muito contente, que Deus te abençoe. Tu és, porque assim o quis Deus, um testemunho disso que S. Josemaria repetiu durante toda a vida: que não há profissões que não sejam importantes. A todos os que aqui estais digo-vos: acompanhai o Senhor quanto possais. Um prolongamento do amor à Eucaristia é amar o seu Vigário na terra. Que não falte no vosso dia uma oração pelo Papa. Agora mesmo, podeis estar a dizer: "Senhor, ajuda o Papa!" e isso já é oração, vede que fácil. Ajudai-o porque vos ama com toda a alma.

- O Senhor que esteve tão perto de S. Josemaria, pode-nos dizer o que esperava dos alunos desta Universidade?

- Esperava que fosseis mulheres e homens cristãos, de uma só peça. Que passeis por esta Universidade formando-vos profissionalmente, mas sabendo que há uma coordenação total entre razão e fé, entre ciência e fé e que a fé tem que dar forma a toda a nossa vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Que Deus vos abençoe! Peruanas e peruanos, amai-vos muito! Amai-vos muito passando pela cruz. Passando por esse amor de Deus que nunca vos abandonará. E se alguma vez o deixámos, podemos regressar a Ele  através do sacramento da Confissão. Fazei apostolado da confissão, fazei apostolado vivendo a confissão

- Chamo-me Germán, Padre. Trabalhei 20 anos na Universidade de Piúra e há três anos trabalho no campus de Lima. Gosto muito dos livros e, por isso, visitava com frequência a biblioteca central da universidade e acabei por me apaixonar pela bibliotecária...

- Já vês os caminhos que tem o Senhor!

- ... que também é sua filha e casei-me com ela. Temos sete filhos lindos. O último é o melhor, o Joaquim. Quando nasceu, o médico comunicou-me que tinha sindroma de Down e tem também alguns sinais de autismo. Revezamo-nos, toda a família, para o cuidar diariamente, mas às vezes ele ganha-nos com as suas travessuras e realmente, embora todos o amemos muito, dá-nos bastante trabalho. Ele é como se fossem três crianças, Padre! Padre, como podemos ver a mão de Deus por detrás deste filho e o que posso dizer aos meus outros filhos para que tenham paciência e ânimo com o irmão? Às vezes a minha mulher, Avi, e eu imaginamos ver o Joaquim já curado e apercebemo-nos que isso será só na outra Vida, no Céu. Todos nós o amamos muito, Padre.

- Muito obrigado, porque nos destes um testemunho de autêntico sentido cristão, de autêntico sentido materno e paterno. Eu junto-me a este aplauso. Diz aos teus filhos que tenham paciência, que o Senhor os fez a eles normais para que amem mais o irmão, que o Senhor lhes deu qualidades que o irmão não tem para que as ponham ao seu serviço. Assim crescerão fortes, amáveis e servidores. Não duvideis, nem tu nem a tua mulher, que esse filho é uma verdadeira bênção. Que tu e a tua mulher Avi, com os vossos filhos, olheis para essa criatura como um dom de Deus, para que vivais cristãmente e assim o possais ajudar com disponibilidade em todas as suas necessidades. Amai-o porque todos estamos necessitados. E vendo como o amais, podeis fomentar nas pessoas a ideia de não se deixar levar pelo egoísmo, pelo encerrar-se no próprio eu. E depois sugiro-te que, já que te casaste com a bibliotecária, cada vez que vejas um livro, penses: "Que maravilha! Foi este o motivo para que eu encontrasse a minha meia laranja!". Abençoo-vos com toda a minha alegria, pedindo-vos que sejais mulheres e homens cheios do optimismo cristão, porque cristão é a mulher ou o homem que tem a alegria de Deus. Se perdemos essa alegria, voltemos para Deus através da Virgem; hoje é a sua festa.

Que o Senhor esteja nos vossos lábios, nos vossos corações, na vossa alegria... nos vossos casais! Que vos ameis mais e façais um trabalho de apostolado que seja contínuo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Muito obrigado a todos!