Sábado: procurar o médico

Sábado depois das Cinzas. “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes”. A misericórdia de Deus é gratuita. Mas ele coloca uma condição: arrependimento.

Evangelho (Lc 5,27-32)

Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria.

Jesus lhe disse: “Segue-me”.

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.

Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”

Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.


Comentário

Podemos razoavelmente pensar que Mateus, devido à sua posição social e econômica, poderia pagar um médico caso ele precisasse. De fato, o Evangelho nos diz que, depois de encontrar Jesus, “preparou um grande banquete para ele em sua casa”. Somente pessoas ricas poderiam arcar com tais despesas.

Mas Mateus, mesmo que usasse toda a sua riqueza para curar o seu coração, nunca teria sido capaz de fazê-lo. Não por falta de dinheiro, mas porque a doença do seu coração não era física, mas espiritual.

A misericórdia de Deus é gratuita. O perdão, como o amor, não pode ser comprado. Podemos conseguir o silêncio, e até mesmo o esquecimento, mas não o perdão.

Deus não fixa um preço para obtermos seu perdão, mas estabelece uma condição: o arrependimento. Mas nem este precisa ser perfeito, como vemos na parábola do filho pródigo. Basta um desejo de voltar e um primeiro passo no caminho de volta para casa.

Neste tempo de Quaresma, a Igreja nos convida à conversão. A voltar para casa. A retomar o caminho de volta a Deus. Virar, deixar todas as coisas para trás e colocar-se a caminho.

Os santos nos ensinaram que devemos percorrer muitas vezes ao longo da nossa vida este caminho para casa. Na verdade, inclusive muitas vezes ao dia. O chamado à conversão é contínuo, assim como o profundo desejo de felicidade e de doação que bate no fundo dos nossos corações.

Recorrer ao sacramento da Penitência e mostrar as nossas feridas ao Senhor com simplicidade para que Ele as cure, nos ajudará a continuar neste caminho de vida como menos peso e mais alegria.

Pablo Erdozáin // Foto: Aaron Burden - Unsplash