Evangelho do domingo: a unidade de vida

Comentário do domingo da 5ª semana do Tempo Comum (Ano B). “E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios”. O início da vida pública do Senhor se apresenta com muitas ocupações, mas com o único desejo de cumprir a vontade de seu Pai.

Evangelho (Mc 1, 29-39)

Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando’.

Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim’.

E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.


Comentário

São Marcos nos apresenta hoje vários episódios relativos ao início da vida pública de nosso Senhor, aqueles três anos que se seguiram aos trinta anos da vida oculta, que para os cristãos que vivem no meio do mundo têm um significado tão grande. Na verdade, pode-se usar a expressão “vida comum de Jesus” para se referir a esses trinta anos.

O texto de hoje oferece um bom resumo de como começou este novo período da sua vida que terminará com a sua Paixão, a sua Morte redentora e a sua gloriosa Ressurreição, principal fim da Encarnação. Este resumo é também um excelente modelo para os cristãos que têm que cumprir a sua missão de apóstolos na vida diária. Se os lermos cuidadosamente, estes 11 versículos contam de certo modo como era um dia da vida de Jesus. Era um sábado, porque o capítulo começa com o serviço da sinagoga e vemos também que os habitantes de Cafarnaum tiveram que esperar até o pôr-do-sol para levar seus doentes até Ele, a fim de respeitar o descanso sabático. No final de um dia tão intenso, Jesus recebe todos eles: “curou muitas pessoas” e “expulsou muitos demônios”. Isto deve nos animar a recorrer a Ele quando encontrarmos dificuldades ou tivermos problemas, sem pensar que podemos “incomodá-lo”. Ele está sempre disponível. Nós também queremos estar sempre disponíveis para as pessoas que nos rodeiam.

São Marcos acrescenta então que “de madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”, para enfatizar a importância que o Senhor dava à oração, o que pode nos servir como exemplo, inclusive quando nos sentimos sobrecarregados. Sem oração, a vida interior é praticamente impossível, assim como uma de suas consequências mais óbvias, que São Josemaria chamou de “unidade de vida” do cristão. Ele sempre repetia, incansavelmente, que “há uma única vida, feita de carne e espírito, e essa é que tem de ser — na alma e no corpo – santa e plena de Deus” (Entrevistas com Mons. Josemaria Escrivá, nº 114).

O Evangelho, portanto, nos apresenta um exemplo claro da unidade de vida de Jesus e de como Ele aproveitava bem o tempo que tinha a cada dia. Nesta linha, podemos estabelecer uma comparação entre as 24 horas do dia e o prazo que Deus dispõe nas conhecidas parábolas dos talentos: “Negociai até eu voltar” (Lc 19,13) e das dez virgens “Eis o esposo, ide ao seu encontro” (Mt25,6).

Ao longo de toda a Sagrada Escritura é frequente a insistência na ideia de um “prazo” para o cumprimento de tarefas. Deus não gosta de tibieza ou egoísmo, porque o que está em jogo é a salvação das almas e do mundo Peçamos à Santíssima Virgem, nossa Mãe, que nos obtenha a mesma docilidade e a mesma prontidão com que ela respondeu ao anúncio de São Gabriel: “Fiat mihi” – Faça-se em mim.

Alphonse Vidal // Jupiterimages - Photo Images