6ª feira da 34ª semana do tempo Comum: Encontrar Deus em tudo

Evangelho da 6ª feira da 34ª semana do tempo Comum. "Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar". Viver na verdade significa não apenas rejeitar toda hipocrisia, toda mentira ou falsidade, mas também procurar levar uma vida de acordo com a verdade.

Evangelho (Lucas 21, 29-33)

Jesus contou-lhes uma parábola: Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.


O Evangelho nos relata como Jesus aproveitava a paisagem que contemplava, formada pelos campos de trigo prontos para a colheita, para falar aos discípulos sobre esta outra colheita de amor que ocorreria com a Redenção.

Podemos aproveitar a luz que Deus nos dá ao contemplar as circunstâncias que nos rodeiam e a natureza, para ouvir o que Deus quer nos dizer ou para começar um diálogo com Ele ao caminhar pela rua, pelo campo ou na beira da praia. Faz parte da contemplação cristã ver a mão de Deus nas coisas criadas e nas circunstâncias da vida.

A palavra de Deus é eterna e veraz. O seu olhar e a sua Sabedoria abarcam tudo: o passado, o presente e o futuro. Cristo é a verdade e nós estamos chamados a viver n’Ele. Tudo se cumprirá exatamente como o Senhor disse.

Viver na verdade supõe não somente rejeitar toda hipocrisia, toda mentira ou falsidade, mas também procurar que a nossa vida seja moldada pela verdade, custe o que custar, e contribuir para que a sociedade se construa sobre este fundamento.

O diabo é o pai da mentira e tenta continuamente que recorramos a ela para lisonjear a nossa vaidade, para ficarmos bem ou para fugirmos das dificuldades. Mas podemos rejeitar essas insinuações com a humildade e a graça de Deus, porque uma vida edificada sobre a mentira não se sustentaria, seria semelhante a uma casa edificada sobre a areia.

Como nos diz Jesus no Evangelho, “a verdade nos tornará livres”[1]. Por meio dela se rompem as cadeias do pecado e alcançamos o verdadeiro bem: a união com Deus.


[1] Jo 8, 32

Miguel Ángel Torres-Dulce // Jametlene Reskp - Unspalsh