6ª feira: Crer para ver

6ª feira da 1ª semana do Advento. Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. Às vezes Deus quer que o sigamos no escuro. É a hora da confiança, do recolhimento para ouvir Cristo mais atentamente.

Evangelho (Mt 9,27-31)

Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”

Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”.

Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.


Comentário

Entre os milagres que o Senhor mais fez em sua vida pública há um que ele gostava especialmente: devolver a vista aos cegos. A visão é o sentido que hoje se considera mais importante, talvez por termos a idéia de que o conhecimento chega a nós principalmente através dos olhos. em algumas ocasiões, até a fé:“é preciso ver para crer”.

No evangelho de hoje Jesus nos ensina exatamente o contrário:“é preciso crer para ver”. Ao sair da casa de Jairo, onde tinha ressuscitado a sua filha de doze anos, dois cegos aproximam-se dele e começam a gritar pedindo que tenha misericórdia deles. O Senhor parece não prestar atenção, e O seguem por todo o caminho até chegar a casa onde morava. Como em outras ocasiões, Jesus deixa que os que querem ser curados insistam em suas petições. No caso dos dois cegos isto tem a desvantagem de que, não podendo ver o caminho, seria difícil para eles seguir os passos de Jesus e dos seus discípulos.

Às vezes Deus quer que O sigamos no escuro, quando em alguns momentos da vida a nossa fé parece apagar-se ou o desejo de ser fiéis à sua vontade fraqueja. É a hora da confiança, do recolhimento para ouvir com mais atenção a Cristo, que passa ao nosso lado.

Chegado ao seu destino, o Mestre se deixa alcançar pelos dois cegos e dirige-lhes uma pergunta, que parece mais uma afirmação: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Sei que vocês têm fé, demonstraram isso seguindo-me até aqui, porém necessito ouvir dos seus lábios. “Sim, Senhor”, cremos que podes tudo. E “os olhos deles se abriram”, puderam ver a sua vida com a luz de Deus..

Jesus insiste em que não contem a ninguém, para que gerações inteiras de cristãos, como nós, possamos experimentar isso na nossa própria vida.

Giovanni Vassallo // Francisco Moreno - Unsplash