2ª feira da 33ª semana do tempo Comum: A tua fé te salvou

Comentário do evangelho da 2ª feira da 33ª semana do tempo Comum. 'O que queres que eu faça por ti?' O cego respondeu: 'Senhor, eu quero enxergar de novo.' Jesus procura as almas uma a uma, quer ter um encontro pessoal com cada uma.

Evangelho (Lc 18, 35-43)

Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali.

Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'

As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado.

Mas ele gritava mais ainda: 'Filho de Davi, tem piedade de mim!'

Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele.

Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 'O que queres que eu faça por ti?'

O cego respondeu: 'Senhor, eu quero enxergar de novo.'

Jesus disse: 'Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou.'

No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.


Comentário

Bartimeu, cego e pobre, procura e espera alguém que possa fazê-lo sair da sua situação de pobreza. À beira do caminho, pede esmola, para comer e seguir em frente na vida. Mas o seu coração procura outra coisa. O horizonte da sua vida vai além do material. Procura o sentido pleno da sua existência.

Um dia Jesus passa por onde ele estava e muda a sua vida.

Bartimeu, naquele dia em que Jesus chegou a Jericó e se aproximou de onde ele estava, percebeu imediatamente que estava acontecendo algo diferente do resto dos dias: Ouviu “a multidão passar”. Seu coração estava alerta e perguntou o que estava acontecendo. Responderam que “Jesus Nazareno estava passando por ali”. E imediatamente ele começou a gritar: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”

Bartimeu, movido pela força do Espírito Santo, com um coração humilde, reconhece Jesus como o Messias. Por isso grita. Ele precisa de dinheiro para poder comer, mas acima de tudo precisa encontrar o Messias, o Salvador. E quando O encontra, não deixa passar a oportunidade de estar com Ele.

Ao redor de Bartimeu muitos o repreendem e dizem-lhe para se calar. Talvez pensassem que ele estava incomodando o Mestre. Eles não conhecem Jesus. Jesus veio em busca dos que têm fome e sede d’Ele.

Bartimeu não se cala, mesmo sendo repreendido, e grita mais alto: "Filho de Davi, tem piedade de mim!

Jesus, que o tinha ouvido desde o início e tinha ficado emocionado, ordena que Bartimeu seja levado à sua presença e pergunta: “O que queres que eu faça por ti? – Senhor, eu quero enxergar de novo”. E o milagre se realiza.

Jesus procura as almas uma a uma, quer ter um encontro pessoal com cada uma. Quer que O procuremos e que tenhamos fome e sede d’Ele. Jesus não se impõe em nossas vidas, mas implora por um pouco de amor[1].

Podemos aprender muitas coisas de Bartimeu, especialmente a fé que nos leva a procurar o Senhor apesar dos obstáculos. Seguir o que São Josemaria ensinava neste ponto de Caminho: “Ao oferecer-te aquela História de Jesus, pus como dedicatória: “Que procures Cristo. Que encontres Cristo. Que ames a Cristo”. São três etapas claríssimas. Tentaste, pelo menos, viver a primeira?”[2]

Procurá-lo é não deixar o esforço por encontrá-lo. Não deixar de procurá-lo na Palavra e nos sacramentos que são os caminhos pelas quais O encontramos.


[1] cfr. São Josemaria, É Cristo que passa n. 179.

[2] São Josemaria, Caminho 382.

Javier Massa // Photo: Toa Heftiba - Unsplash