Evangelho de segunda-feira: uma lâmpada acesa

Evangelho da 2ª feira da 25ª semana do Tempo Comum. "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro". Deus fez a tocha cristã que ilumina o caminho para a vida verdadeira.

Evangelho (Lc 8,16-18)

Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.


Comentário

A parábola de Jesus é simples: não faz sentido acender uma luz para que não ilumine, ou pretender acolher alguns hóspedes numa casa que está completamente às escuras. Antes é preciso iluminá-la, e depois os convidados podem viver nela. Do mesmo modo, o cristão é alguém que leva em seu coração a luz de Cristo, essa “verdadeira luz, que ilumina a todo homem” (João 1,9). O cristão pode iluminar com a sua vida os lugares escuros deste mundo. Para que esse poder não lhe seja tirado, tem de perseverar em prestar atenção, em “ouvir” bem, em abrir os ouvidos da alma à palavra de Deus e estar sempre disposto a ser luz para os outros, para não se converter em uma lâmpada apagada.

Essa luz já foi semeada no nosso batismo. Naquele dia Deus nos entregou a luz da fé, tornamo-nos “filhos da luz”. Foi o dia mais luminoso da nossa vida. O sacerdote disse aos nossos pais e padrinhos, enquanto entregava-lhes uma vela acesa: “Recebei a luz de Cristo”. Gesto e palavras com os que a Igreja nos convida a propagar essa luz. Não teria sentido que Alguém tão luminoso para o mundo como é o próprio Deus feito Homem ficasse oculto, desconhecido para as pessoas. Quantos ainda somos os cristãos que brilhamos pouco com a nossa vida, com o exemplo de nossas boas obras, com a palavra amiga! Precisamos pedir a Deus todos os dias que aumente a luz da nossa fé, para que o nosso exemplo arraste e nossa palavra mova, sem sermos vencidos pelas trevas do desânimo.

“É mais fácil o sol deixar de iluminar ou de aquecer do que um cristão deixar de dar luz; mais fácil do que isso seria que a luz fosse trevas”[1]. Deus fez do cristão uma tocha para iluminar o Caminho, mostrar a Verdade, apontar para onde está a Vida verdadeira. A ele cabe corresponder para afastar da sua vida todo obstáculo que faça diminuir a luminosidade do Evangelho.


[1] São João Crisóstomo, Homilias sobre os Atos dos Apóstolos, 20.

Josep Boira // Foto: Moodywalk - Unsplash