Evangelho da sexta-feira: Jesus, os Salmos e o Templo

Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma. “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. Agora que se aproxima a Semana Santa podemos talvez fazer um esforço especial, para escutar com atenção como as grandes histórias, símbolos e imagens da História de Israel se cumprem em Jesus.

Evangelho (Jo 10, 31-42)

Naquele tempo: Os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus.

E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”

Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!”

Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.

Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali.

Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”.

E muitos, ali, acreditaram nele.


Comentário

O Evangelho de hoje apresenta-nos Jesus discutindo com os judeus, que o acusam de blasfêmia, porque diziam que sendo homem se fazia Deus (cf. Jo 10, 33). O Senhor aproveitará esta ocasião para deixar claras duas verdades sobre a sua pessoa: que Ele é o “Filho de Deus” e o “verdadeiro Templo” (cf. Jo 10, 36).

Para responder depois à acusação, Jesus usa o Salmo 82 que diz: “Eu disse: ‘Vós sois deuses, todos vós sois filhos do Altíssimo’ (cf. Salmo 82, 6). Com esta citação, o Senhor quer sublinhar que, se é permitido chamar a certos homens “filhos de Deus” porque são mensageiros da Palavra Divina, mais adequado será para Aquele que é a própria Palavra de Deus. Jesus apresenta-se, assim, como o verdadeiro mensageiro da Palavra, o verdadeiro “Filho de Deus”, Aquele a quem “o Pai consagrou e enviou ao mundo” (cf. Jo, 10, 36).

Estas últimas palavras do Senhor – “o Pai consagrou o Filho” – mostram-nos que Jesus é também o “verdadeiro Templo”. Para entender isso, é útil recordar que a cena do Evangelho de hoje ocorre durante a celebração de uma festa judaica importante: “Em Jerusalém celebrava-se, então, a festa da Dedicação do templo” (cf. Jo 10, 22).

Esta festa celebrava a vitória dos Macabeus sobre o império sírio e a re-consagração do Templo depois da sua profanação durante três longos anos (cf. 1 Mac 1,54; 2 Mac 6, 1-7). Para os judeus, acabar com a profanação e voltar a santificar e a consagrar o Templo era extremamente importante porque o Templo era, na verdade, o lugar “santo” onde os homens entravam em contato com Deus e ofereciam os seus “sacrifícios”.

Desse modo Jesus revela-nos que na realidade Ele é o verdadeiro Templo (cf. Jo 2,21), Ele mesmo é agora o lugar “santo” onde é possível celebrar a adoração tal como Deus a quer, ou seja, não com sacrifícios de animais, mas com o único “sacrifício” que é grato a Deus, a entrega total do nosso coração, em “espírito e verdade” (cf. Jo 4,24).

Esta leitura convida-nos, pois, a considerar o cumprimento das Escrituras em Jesus de Nazaré. Nesta ocasião o Senhor usa os salmos para se dar a conhecer e sugere que o grande Templo de pedra era na realidade um imponente símbolo que falava da Sua pessoa e da sua missão.

Agora que se aproxima a Semana Santa talvez possamos fazer um esforço especial, para ouvir com atenção como as grandes histórias, símbolos e imagens da história de Israel se realizam em Jesus, e de modo especial na Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Martín Luque // Miguel Bruna - Unsplash