25 de Janeiro: “Ide pelo mundo inteiro”

Comentário para o dia 25 de janeiro, conversão de São Paulo. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” O Senhor chamou todos os batizados a serem arautos da Salvação que Ele trouxe. Peçamos-lhe que desperte em nós a consciência de ser apóstolos no meio do mundo.

Evangelho (Mc 16,15-18)

Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

Comentário

Na festa da conversão de São Paulo, o apóstolo dos gentios, a Igreja nos convida a considerar novamente o mandato missionário que o Senhor deu aos seus discípulos antes de ascender ao céu.

Pregar o Evangelho significa, em primeiro lugar, anunciar a boa nova da Salvação a todas o mundo. É interessante notar que nosso Senhor usa dois verbos no imperativo, “ir” e “pregar”, mostrando aos apóstolos que não é possível considerar-se um seguidor de Jesus Cristo sem transmitir aos outros o que receberam, através da própria vida, do exemplo e com palavras.

São Josemaria dizia que o apostolado cristão é “uma superabundância da sua vida ‘por dentro’”, uma necessidade vital que surge espontaneamente nas pessoas que tem consciência do dom recebido com a fé e com o chamado a viver “por Cristo, com Ele e nele”, como dizem as palavras finais das orações eucarísticas da Santa Missa.

Somente estando conscientes de tudo o que recebemos de Deus podemos compreender bem o significado dos imperativos de Jesus para a missão apostólica dirigida a todos os cristãos.

Pablo Erdozáin // Dapa Images - Canva Pro