18 de outubro: São Lucas Evangelista

São Lucas, evangelista. “Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita”. O Senhor convida-nos a desenvolver uma intensa tarefa de difusão da boa nova do Evangelho, recordando-nos que a condição para obter muito fruto é a união com Deus.

Operários construindo casa
Photo: Randy Fath

Evangelho (Lc 10, 1-9)

O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.

E dizia-lhes: A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messeque mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!

Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: “A paz esteja nesta casa!” Se ali morar um amigo da paz,a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem,porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.

Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: “O Reino de Deus está próximo de vós”.


Comentário

A liturgia celebra hoje a festa de São Lucas, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, e a quem São Paulo se dirige como “o querido médico” (cf. Cl 4,14). Graças a ele conhecemos alguns dos ensinamentos mais emblemáticos e profundos do Senhor, como a parábola do filho pródigo ou a do bom samaritano. Ao longo do seu evangelho, Lucas dá-nos a conhecer o rosto misericordioso do Senhor que procura todos, homens e mulheres, judeus e gentios, publicanos e pecadores. Ao mesmo tempo, é o evangelho da oração, cuja importância sublinha uma e outra vez (3,21; 5,16; 6,12; 9,18.28-29; 11,1; 22,41.44-45 etc.), como querendo destacar que a missão de procurar a ovelha perdida só é possível se tivermos uma relação viva e conversarmos com o nosso Pai Deus.

O Evangelho de hoje é uma pequena amostra disto. Apresenta-nos um momento crucial na vida pública de Jesus, que é a extensão da sua missão aos discípulos. O Mestre, depois de os preparar e lhes dar o exemplo, envia-os para que espalhem e deem a conhecer a todos as notícias sobre o Reino de Deus. Lucas conta-nos que Jesus quer difundir a sua mensagem em todas as direções e envia cada vez mais pessoas para “semear a semente” (8,5). No capítulo anterior, enviava os 12 (9,1); um pouco mais à frente, envia mensageiros (9,52); aqui, outros 72 são enviados em missão.

Este envio foi o início da difusão do bom odor de Cristo que tantos cristãos e cristãs realizariam pelo mundo. Jesus envia-os lembrando-lhes, no entanto, que a oração é o modo de cumprir a nossa tarefa, uma vez que é Deus quem chama pessoalmente os trabalhadores, é Deus que nos diz como e quando semear a semente, é Deus que desperta em nós os desejos de que muitas pessoas conheçam a graça e alegria da fé.

São Josemaria, ao pensar na tarefa comum de difundir o Evangelho, convida-nos a meditar: “Enquanto conversávamos, víamos as terras daquele continente. - Acenderam-se as luzes em teus olhos, encheu-se de impaciência a tua alma e, com o pensamento naquelas gentes, disseste-me: será possível que, do outro lado destes mares, a graça de Cristo se torne ineficaz? Depois, tu mesmo deste a resposta: Ele, na sua bondade infinita, quer servir-se de instrumentos dóceis” (Sulco, 181).

Peçamos hoje, na festa de São Lucas evangelista, muitos trabalhadores para a colheita, que saibam estar muito unidos a Deus através da oração e plenamente dispostos a colocar-se à sua disposição para a missão que Ele lhes confiou.

Martín Luque