Recolhimento de Dezembro #EmCasa: Lições do Natal

O Natal está chegando e mais do que nunca queremos estar bem preparados para a chegada de Jesus. Que melhor forma do que dedicar algumas horas a considerar com calma todas as bondades de Deus para conosco?

∙ Download do material para o recolhimento em PDF

1. Para Começar
2. Meditação: “Carne e debilidade”
3. Leitura
4. Exame de Consciência
5. Meditação: “Vem, Senhor Jesus”
6. Terço


1. Para Começar

O recolhimento é uma pausa nas atividades diárias para estar a sós com Deus e meditar sobre como vivemos a fé na família, no trabalho e na relação com os outros. O roteiro que oferecemos prevê duas meditações, leitura espiritual e o terço.

2. Meditação: “Carne e debilidade

Natal. A Humanidade santíssima do Senhor. Conhecer, tratar, amar. Especial intimidade com Cristo no tempo de Natal

O importante é que ao ouvir, você converse pessoalmente com Nosso Senhor e entre em um diálogo com Ele. Se precisar, você pode ir parando o áudio.


3. Leitura

Agradecer, tanto o que é bom como o que é ruim, é saber-se sempre amado por Deus. Obrigado por estar aqui a meu lado. Obrigado porque você dá importância a isso.

Deixamos o texto sugerido: "Dá-Lhe graças por tudo, porque tudo é bom"


4. Exame de Consciência

1. Agradeço a misericórdia de Deus, que enviou seu próprio Filho para ser o nosso Salvador?

2. Toda a vida de Jesus, Deus feito homem, é um exemplo para nós. Tenho o desejo de aprofundar no mistério do Natal, para “entender – como dizia São Josemaria – as lições que Jesus nos dá desde Menino, desde recém-nascido, desde que seus olhos se abriram para esta bendita terra dos homens”?

3. Dou graças a Deus pelo dom da filiação divina? Relaciono-me com Deus como Pai cheio de Amor misericordioso, que merece todo o meu amor?

4. Compreendo que, por grandes que sejam os meus defeitos, a graça de Deus pode criar em mim uma pessoa nova?

5. Tenho a humildade de recomeçar de novo depois de cada falha, sem pessimismo, com a esperança de um filho que se sente seguro porque é ajudado e acompanhado por seu Pai?

6. Na noite de Natal, os pastores – avisados por um anjo – foram com pressa a Belém, e “encontraram Maria e José, e o Menino deitado numa manjedoura”; depois o adoraram, e lhe ofereceram os seus presentes. Tenho o propósito de ir à Missa de Natal com o desejo de adorar a Jesus e oferecer-lhe como presente a minha decisão de melhorar?

7. Já me decidi a fazer uma boa confissão para preparar o Natal, com o desejo de oferecer a Cristo a pureza de uma alma arrependida e bem disposta?


5. Meditação: Vem, Senhor Jesus

“Deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1, 12). “Filhos no Filho”. Sentido da filiação divina.

O importante é que ao ouvir, você converse pessoalmente com Nosso Senhor e entre em um diálogo com Ele. Se precisar, você pode ir parando o áudio.


6. Terço

O Santo Rosário é a oração com que os cristãos se dirigem a Nossa Senhora em todos os tempos, para pedir a sua proteção nos momentos de dificuldade. Você pode chamar as pessoas que estão em casa para rezar com você.

Se não souber rezar o terço, ou quiser uma ajuda para rezar em áudio, pode ver aqui.