O Prelado, em Loreto: “Corredimir com Cristo, junto a Maria”

Loreto – lugar que guarda os restos da Santa Casa - dedicou um Percurso a São Josemaria onde se pode fazer a Via Sacra. O Prelado do Opus Dei participou de sua inauguração e relatou algumas recordações.

O Prelado do Opus Dei, o Vigário geral e o Arcebispo de Loreto.

O Percurso São Josemaria tem início no estacionamento aonde chegam os ônibus de peregrinos que vêm rezar diante da Santa Casa (mais de 4 milhões de pessoas anualmente), bem próxima da Basílica.

A subida até a entrada do templo possui sete curvas nas quais foram colocadas as quatorze cenas da Paixão, acompanhadas de um breve texto extraído da Via Sacra de São Josemaria. Os presentes na cerimônia de inauguração rezaram esta oração junto com o Bispo de Loreto e o Prelado do Opus Dei.

No início, mons. Javier Echevarría disse estas palavras: “Ao reviver a Via Sacra no caminho que hoje será dedicado a São Josemaria, volto a pensar que este santo foi escolhido por Deus para recordar às muitas pessoas de todas as condições sociais que foram abertos os caminhos divinos da terra”. “Qualquer situação humana nobre, qualquer trabalho, profissão ou estado de vida de uma pessoa, pode ser caminho de santidade, caminho para ir ao Céu, lugar para encontrar-se com Deus e servir aos irmãos e irmãs. Por isso que São Josemaria apreciava muito a palavra Caminho (com a qual intitulou um de seus primeiros livros) e a palavra “rua” (dizia que os cristãos devem ser santos no meio da rua). Regozijava com si mesmo contemplar a Cristo que passa pelos caminhos do mundo fazendo o bem”. “Quantas vezes [São Josemaria] nos disse que se queríamos ser cristãos coerentes, e portanto apóstolos, devíamos encontrar a Cruz em nosso caminho! Ensinou muitas pessoas a amar e abraçar a Santa Cruz de Cristo como único caminho para a Ressurreição, Pentecostes e a glória do Céu!”

O Percurso São Josemaria, que sobe ao Santuário de Loreto.

Mons. Echevarría recordou que quando acompanhava São Josemaria no cumprimento desta devoção cristã, o santo “levava escritas, em sua pequena agenda, as quatorze estações da Via Sacra, assim podia meditá-las com frequência, especialmente durante a Quaresma”. “Recordo que um dia enquanto nos mostrava com devoção e respeito uma relíquia da Cruz, falou-nos durante um longo tempo da Paixão e da Morte de Nosso Senhor. Dizia-nos: nós amamos a Cruz, devemos amá-la sinceramente, porque onde está a Cruz, está Cristo com seu Amor, com sua presença que tudo preenche”. “Animava-nos a conservar na memória, como se fosse um filme, aquelas passagens que deram cumprimento à Redenção da Humanidade, de forma que pudéssemos inserir-nos como protagonistas naquelas cenas, como um personagem a mais para arrepender-nos de nossas omissões, para estar junto a Jesus, para amá-lo, para sentir que Deus nos chama a corredimir com Cristo junto a Maria”.

Ao aproximar-se do Santuário de Loreto, o Prelado falou da Cruz e da Mãe de Cristo. Citando uma frase de Santo Rosário, disse: O princípio do caminho, que tem por final a completa loucura por Jesus, é um confiado amor a Maria Santíssima. No caminho da Via Sacra, a tradição sempre viu a presença de Maria. Por isso me alegra especialmente que esta Via Sacra leve ao Santuário da Santa Casa”.

Na homilia da Missa que Mons. Javier Echevarría celebrou no Santuário, recordou a peregrinação que realizou em 1951 com o Fundador do Opus Dei, quando o santo veio confiar à Virgem o futuro do Opus Dei, ainda incerto: “Estava absorto na oração, sereno como um menino nos braços de sua mãe”.

Numerosos vizinhos de Loreto, devotos de São Josemaria e autoridades eclesiásticas fizeram a Via Sacra.

E continuou o Prelado: “O Senhor não sabe, não quer, negar nada a quem se dirige a Ele com humildade. Ademais, está sempre atento a acolher nossas petições. Mas não nos esqueçamos que a oração é sincera quando é humilde, quando estamos dispostos a aceitar e cumprir tudo aquilo que Ele quer de nós”. “O Senhor concede aos santos uma grande humildade. Eles se reconhecem pecadores enquanto empreendem grandes obras a serviço da Igreja e das almas. Muitas almas aprenderam com São Josemaria um apaixonado amor à Igreja, aplicando-o às suas situações pessoais”.

Após a Via Sacra, Mons. Echevarría e Mons. Giovanni Tonucci rezaram ante a Virgem dentro da Santa Casa, onde em 1951 São Josemaria celebrou a Eucaristia.