Mensagem do prelado (25 de maio de 2023)

Mons. Fernando Ocáriz convida a abandonar as nossas intenções e as do mundo inteiro nas mãos da Virgem Maria.

Queridíssimos: que Jesus guarde as minhas filhas e meus filhos!

Neste mês em que, na Obra, queremos encher o mundo todo de romarias, vem ao meu coração uma profunda ação de graças, confiado nos frutos que virão pela intercessão da nossa Mãe, ao abandonar tantas intenções em suas mãos.

Esses frutos, claro, Deus dá quando quer e como quer e, em primeiro lugar, concede-os a nós mesmos, já que nossa oração – ainda que seja frágil – nos capacita para receber tantos dons que o Senhor quer nos presentear: Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta (Mt 7, 7-8). Em nossas romarias, imploremos ao céu com audácia muitas graças de paz no mundo, de conversão pessoal, de vocações. Esta atitude nos ajuda a crescer na certeza de que necessitamos de Deus, e isso já é um primeiro fruto: alimenta a nossa consciência de que é Ele quem leva tudo adiante. E, para nos ajudar a sentir-nos acolhidos, oferece-nos um caminho plano, uma via suave, a Virgem Santíssima: A Jesus sempre se vai e se volta por Maria (Caminho, 495).

Nesta missão no mundo que Jesus Cristo quis compartilhar conosco – eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo (Mt 28, 20) – com a sua proximidade, transmite-nos a sua alegria. Podemos cultivar, cada vez que formos visitar com carinho sua mãe Santíssima, o desejo de viver em cada momento, em cada circunstância do nosso dia, ante dificuldades e alegrias, sabendo que não estamos sozinhos: a Rainha dos apóstolos, assim como estava junto deles nos primeiros passos da Igreja (cfr. At 1, 12-14), não nos abandona nunca. Depois de o Mestre lhes ter dito, enquanto ascendia à direita de Deus Pai: “Ide e pregai a todos os povos”, os discípulos ficaram com paz. Mas ainda têm dúvidas: não sabem o que fazer, e reúnem-se com Maria, Rainha dos Apóstolos, para se converterem em zelosos pregoeiros da Verdade que salvará o mundo (Sulco, 232).

Não deixem de se unir à minha oração pelos 25 novos sacerdotes da Prelazia que receberam a ordenação no último dia 20, em Roma.

Com a alegria da Páscoa e a minha benção mais carinhosa,

O Padre,

Fernando Ocáriz

Roma, 25 de maio de 2023