“Chamei-vos amigos”. A amizade, um dom de Deus para iluminar a terra

Oferecemos alguns textos, inspirados na carta pastoral de Mons. Fernando Ocáriz sobre a amizade, que convidam a redescobrir e compartilhar um dos grandes tesouros que Jesus continua oferecendo aos apóstolos de hoje. Faça o download gratuito do livro eletrônico.

Foto: Tirachard Kumtanom

Download do livro eletrônico

ePub ► “Chamei-vos amigos”

Mobi ► “Chamei-vos amigos”


Na Última Ceia, o Senhor disse aos seus discípulos: “já não vos chamo servos, mas Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”.

A experiência pessoal do Amor de Deus por cada um, fonte e origem de toda amizade verdadeira, forma na alma uma profunda convicção do sentido de missão de todos os batizados. Refletir sobre a amizade reforçará essa convicção e levará a gerar ambientes e espaços de amizade, que facilitem a abertura da própria vida ao outro e a descobrir o amor incondicional de Deus por cada um.

A série “Chamei-vos amigos” é composta por cinco editoriais que aprofundam em algumas das ideias da carta pastoral sobre a amizade que Mons. Fernando Ocáriz escreveu no 1˚ de novembro de 2019.


Índice

1. Chamei-vos amigos (1): Deus tem amigos?

Deus sempre procurou ativamente a amizade com os homens, oferecendo-nos viver em comunhão com Ele. Nem a fraqueza humana nem o pó do caminho fizeram-no mudar de opinião. Deixar-nos abraçar por esse Amor incondicional nos enche de luz e de força para oferecê-lo aos outros.

2. Chamei-vos amigos (2): Para iluminar a terra

O “mandamento novo” que Jesus nos confiou no fim da sua vida terrena revelou uma nova dimensão da amizade humana: trata-se de autêntico apostolado.

3. Chamei-vos amigos (3): dentro de um grande mapa de relações

Deixar-nos ser amados pelos outros é uma maneira de abrir espaço a Deus na nossa vida. Jesus fez isso até os Seus últimos momentos na terra.

4. Chamei-vos amigos (4): O melhor seguro de vida

A amizade entre pessoas chamadas para a mesma missão permite que esta seja sempre um caminho cheio de felicidade.

5. Chamei-vos amigos (5): Vejam que bons amigos

A amizade que um cristão oferece a aqueles que o rodeiam foi sempre motivo de admiração. Com o passar do tempo surgem sempre novas circunstâncias e novos desafios.