As bênçãos de Deus para minha família

Betty Lee, de Macau, conta como ter conhecido o Opus Dei e receber formação, aproxima a ela e sua família de Deus.

Betty com suas filhas e netos
Betty com suas filhas e netos

Todos os anos, uma amiga me convidava a participar da Missa em honra a São Josemaria Escrivá no dia 26 de junho, dia de sua festa, por mais de dez anos. Foi através dessas Missas que conheci o Opus Dei. Em Macau, o Opus Dei tem um centro para homens e um centro para mulheres, onde encontrei um clima como o de uma grande família. Todas lá são muito acolhedoras e atenciosas com as pessoas que vão ao centro. Também fiquei feliz em saber que todos os sábados à tarde, há Bênção com o Santíssimo Sacramento e confissões, e uma vez ao mês, recolhimentos mensais, que são organizados retiros, e que as minhas amigas podem participar destes retiros anualmente.

Sempre me sinto bem recebida quando vou ao centro da Obra para participar das atividades. Então, também convidei outras amigas a participarem desses meios de formação. Em 2005, me tornei cooperadora, e em 2016 pedi admissão ao Opus Dei como supernumerária. Agradeço a Deus por isso.

Betty with her family
Betty com sua família

Um dom para a nossa família.

Após me tornar supernumerária, aprendi mais sobre viver um plano de vida e como incluir em minha agenda diária, algumas orações, a Santa Missa, o Terço etc. Através das orientações de São Josemaria, minha família também recebeu muitas bênçãos de Deus. Tenho duas filhas, ambas estudam em Melbourne, Austrália. Após se formar, a mais velha ficou nessa cidade para trabalhar e se casou. Ela tem duas filhas que estão agora no ensino médio.

Após ter se formado, minha filha mais nova voltou a Macau, onde se casou. Embora agora seja mãe de 3 crianças, de 7, 5 e 3 anos, teve vários abortos involuntários antes de ter seu primeiro bebê. Portanto, foi um presente muito precioso de Deus para minha família quando ficou claro que ela poderia ter filhos. Me lembro de que em janeiro de 2013, fui visitar minha filha mais velha em Melbourne. Em um daqueles dias, visitamos um centro do Opus Dei nesta cidade. Enquanto lá rezava, fiz a Via Sacra e pedi a São Josemaria para interceder junto a Deus e ajudar minha filha mais nova a poder ter um bebê. Logo depois disso, voltei para Macau e minha filha mais nova me disse que estava grávida. Em outubro da quele ano, o bebê nasceu. Graças a Deus por seu infinito amor, pela bênção de Nossa Senhora e pela intercessão de São Josemaria!

Formação no Opus Dei

A espiritualidade do Opus Dei é buscar a santidade na vida diária. São Josemaria nos ensinou que nas coisas comuns da vida – até as menores, que parecem insignificantes para nós – se colocamos todo o coração em fazê-las bem e oferecermos a Deus, isso se torna caminho de santidade para nós.

Desde que me tornei cooperadora e agora supernumerária, rezo diariamente a oração a São Josemaria. Continuo a participar dos círculos de formação, tenho direção espiritual com um sacerdote da Obra, participo de recolhimentos mensais, aulas de doutrina, e um retiro. Sou grata por toda essa ajuda, uma vez que a minha fé é como um pequeno broto, que com luz, ar, água e nutrientes, lentamente começa a crescer e se tornar mais forte. Como supernumerária, vejo claramente que Deus me escolheu para me santificar através de minha vida de casada.

Meu marido e eu somos casados há 43 anos. Por todos esses anos passamos por muitas alegrias e sofrimentos, dificuldades e desafios. Na Novena a São Josemaria pela Família, há uma oração que diz, “Quem é chamado ao estado matrimonial encontra nesse estado, com a graça de Deus, tudo o que necessita para ser santo, para se identificar cada dia mais com Jesus Cristo, e para levar ao Senhor as pessoas com quem convive” (Entrevistas com Mons. Josemaria Escrivá, 91). Em meu casamento e na vida da minha família, posso claramente compreender o significado dessas palavras. Sou realmente movida pelo fato de que Deus usa meu amor para me ajudar a construir uma família alegre e de paz.

O apostolado começa com a família.

Por sermos cristãos, Deus nos dá uma missão de fazer apostolado. Apostolado é trazer outras pessoas a Deus, para receberem bênçãos de Deus. Em 2008, tive câncer no fígado e tive que passar por cirurgia. Por si só, isso não é uma boa coisa, mas por causa dessa doença, Deus me chamou para trabalhar com Ele. Deus me curou, e esta manifestação de Seu Amor tocou tanto minha mãe, irmã e irmão, que pediram para serem batizados como Católicos. Nunca pensei que um dia eles se juntariam a mim em minha fé e compartilhariam da minha alegria.

Me aposentei quando meu neto mais velho tinha apenas um mês de vida, para ajudar a minha filha a cuidar dele. Quando ele tinha dois anos, lhe dei dois livros de histórias da Bíblia. Ele gostava de escutar as histórias sobre os doze apóstolos e algumas vezes fazia perguntas, e eu pacientemente lhe explicava as coisas. Ensinei-lhe que, sempre que estivesse infeliz ou com medo, seria bom que fizesse o sinal da Cruz e dissesse a Jesus o que sentia. Toda noite ele reza antes de dormir.

Poder levar a minha família para perto de Deus é uma bênção e graça imensas. Sei que, através da intercessão de São Josemaria, tenho recebido abundantes graças de Deus.

A Filiação Divina é a base de meu relacionamento com Deus.

Sempre me lembro de que o meu relacionamento com Deus é fundamentado na verdade de que Ele é meu pai celestial, e eu seu Sua filha amada. Tenho que me apoiar firmemente nessa verdade e me oferecer e todas as coisas que faço a Deus, e Ele certamente cuidará de mim e da minha família no caminho à Santidade.

(Esse artigo foi publicado originalmente em chinês)

Betty Lee