D. Punt, bispo de Haarlem, presidiu à primeira procissão pública com o Santíssimo Sacramento que acontece na cidade desde há mais de quatro séculos. O acto eucarístico celebrou-se por ocasião dos 150 anos da igreja de Nossa Senhora do Keizersgracht, confiada a sacerdotes do Opus Dei. Esta igreja pode ver-se na colecção fotográfica, seleccionando a ligação da direita “colecção fotográfica”.
Mais de 800 pessoas participaram na Missa que foi presidida pelo bispo de Haalrem na citada igreja de Nossa Senhora. A Missa decorreu na manhã do passado dia 13 de Junho. “A procissão não é um ‘show’, mas uma expressão da nossa fé”, disse D. Punt na sua homilia. “Saímos à rua para recordar às pessoas que Deus existe e que nos ama. Que se fez homem e que também agora está connosco”.
A procissão saiu acabada a celebração eucarística e percorreu as ruas da cidade até ao Beginhof. Uma banda de música de Volendam, com os seus músicos ataviados com trajes típicos, acompanhou a procissão. À frente do pálio seguiam meninas e meninos atirando flores e meninos de coro incensando o Santíssimo Sacramento. Seguindo a velha tradição, nas janelas de algumas casas colocaram-se crucifixos ou imagens da Virgem Maria com flores e velas. A procissão terminou com a Exposição do Santíssimo celebrada pelo bispo a céu aberto, no amplo pátio ajardinado interior do Beginhof.