Testemunhos sobre D. Álvaro del Portillo

Breves declarações extraídas de um documentário sobre D. Álvaro del Portillo, que está a ser preparado pelo realizador Antonio Tormo.

Cardial Stanisław Dziwisz

Cardenal Stanisław Dziwisz, Cracóvia. Secretário pessoal do Papa João Paulo II .

D. Álvaro vinha, com frequência almoçar com o Santo Padre. O Papa, por um lado, queria falar sobre diferentes assuntos e queria também agradecer a participação do Opus Dei na vida da Igreja. O que é que me chamava a atenção? Sobretudo a grande responsabilidade pela vida da Igreja,  pela Igreja em si, querer acompanhar todas as ações da Igreja através da oração, através da fidelidade à doutrina.

D. Carlos Amigo Vallejo. Cardial emérito de Sevilha.

Vi um homem simples, amável, piedoso. Dessas pessoas com as quais estamos a gosto, não nos cansamos de falar com ele. E, claro, um mestre, um mestre de muitas coisas. Creio que as lições que nos deu, de saber relacionar-se uns com os outros. De, em momentos difíceis ter uma enorme serenidade... Creio que é uma lição que na Igreja temos que agradecer.

D. Carlos Amigo Vallejo. Cardial emérito de Sevilha. Foto: ABC Sevilla

Pat Anderson. Colaboradora de D. Álvaro Del Portillo na direção do Opus Dei. Recordo que quando viajou à Terra Santa, em março de 1994, quando estava quase a partir, nos disse entre outras coisas que o Santo Padre queria que o Opus Dei fosse para o Cazaquistão. Disse-nos: minhas filhas não sei o que vai acontecer, necessitamos de um milagre, mas o Santo Padre é isto que quer. Portanto devemos fazê-lo. É uma das inúmeras manifestações na sua vida do serviço à Igreja.

Pat Anderson

Vittorio Messori. Escritor. Entrevistou D. Álvaro para o seu livro "Opus Dei. Uma investigação". Recordo D. Álvaro como uma figura paternal, uma figura cortês e afetuosa. Recordo-o como um verdadeiro sacerdote.

Joaquín Navarro-Valls. Porta-voz da Santa Sé (1981-2006) .

Vittorio Messori

A presença de D. Álvaro foi praticamente contínua, como dizia antes, desde o pontificado de Pio XII até ao pontificado de Bento XVI. Essa presença e a estatura moral e intelectual de D. Álvaro foi uma constante da qual todos os pontificados beneficiaram.

Colette Kenmogne. Dona de casa (Camerões) Tenho a certeza de que está no Céu. Porque combateu um bom combate e ensinou-nos a colocar o Senhor em todo o lado, através das nossas atividades, como cume das nossas atividades. E estou certa de que hoje merece a recompensa que o Senhor preparou para todo o mundo.

Joaquín Navarro-Valls

Scott Hahn. Escritor e teólogo

Quando voou sobre Nova York, viu a Estátua da Liberdade. E quando viu a Estátua da Liberdade disse: "Agora que a vejo penso que se deveria pôr na outra costa a Estátua da Responsabilidade". Encorajou-nos a todos nós, católicos americanos, a ver a importância de comunicar com a verdade da fé...

Colette Kemonge

Scott Hahn