29 de setembro: Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Evangelho do dia 29 de setembro. Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. "Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Deus não se deixa vencer em proximidade, por isso quer que contemos com a ajuda dos arcanjos e dos anjos da guarda.

Evangelho (Jo 1, 47-51)

Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.

Natanael perguntou: “De onde me conheces?”

Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!”

E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


Comentário

Na passagem do Evangelho que a Igreja propõe para a festa dos Arcanjos Rafael, Miguel e Gabriel lemos o encontro de Jesus com Natanael, que São João coloca no início de seu Evangelho.

São os primeiros momentos da missão de Jesus, que pouco a pouco se torna conhecida e Ele aproveita a pergunta de Natanael – que se surpreende de que Jesus o conheça – para lhe dizer: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Jesus vai mostrando que é o Messias e descreve a missão dos anjos, que fazem parte da história da salvação para realizar missões concretas dadas por Deus.

Desde o início da fundação da Obra em 1928, dia dos Anjos da Guarda, São Josemaria sentiu que precisava de muita ajuda do céu para realizar a missão que Deus lhe havia confiado: transmitir a mensagem de que é possível ser santo através do trabalho e da vida diária. Parte dessa ajuda veio dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Aconteceu de modo providencial: fazendo um retiro em outubro de 1932 em Segóvia, perto do túmulo de São João da Cruz. Foi ali, orando, que Deus fez-lhe ver que deveria colocar sob a proteção dos três arcanjos a tarefa apostólica que ele estava realizando.

O Senhor vinha ao encontro de São Josemaria e mostrava-lhe o caminho. O que deve ter sentido naqueles momentos de encontro intenso com a vontade de Deus?

Deve ter sentido uma espécie de choque ao ouvir as palavras do Senhor: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.

Por um lado, Natanael deve ter ficado surpreso. Por outro lado, este encontro nos fala do tipo de pessoas que Jesus quer ter perto de si. Pessoas conscientes dos seus pecados, mas sinceras. Foi o que Jesus disse em outra ocasião: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno” (Mt 5,37)

Natanel fica tão surpreso que pergunta: “De onde me conheces?”

E Jesus lhe diz: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

Podemos pensar que debaixo da figueira, Natanael, um verdadeiro israelita, devia estar pensando em seu projeto de futuro, no que fazer com a sua vida, no que Deus queria dele, etc. Talvez meditasse pedindo a luz do Espírito Santo e as inspirações do seu anjo da guarda, que ajudaria a aprofundar nesses pensamentos para responder generosamente a Deus.

O que nos leva a pensar nisso é a resposta de Natanael a Jesus: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

E Jesus lhe diz: “Coisas maiores que esta verás!”

Isso é o que acontece com as pessoas que sabem depositar a sua confiança no Senhor: veem coisas maiores. Porque Deus nunca se deixa vencer em generosidade. Uma das coisas que veem com frequência é a paz que eles têm em sua vida.

Contamos com a ajuda dos arcanjos, cuja festa celebramos hoje, e com a ajuda dos anjos da guarda, que sabem muito sobre a tarefa de acender corações frios e ajudar a tomar decisões generosas diante de Deus e dos outros.

Javier Massa // Foto: Maximilien T'Scharner - Unsplash