Evangelho de quinta-feira: nos planos de Deus

Comentário ao Evangelho de quinta-feira da 4ª semana da Páscoa. “Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou”. Deus está sempre junto de nós como um Pai amoroso. Nos momentos difíceis recordemos que “Ele é a nossa paz”.

Evangelho (Jo 13, 16-20)

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: “Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar”.

Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.


Comentário

“Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar”. Jesus avisa os seus apóstolos que um amigo próximo, só pode ser um deles, irá traí-lo. No entanto, perante esta inesperada comoção, não devem ter medo. De fato, esta traição, quando ocorrer, será um sinal para eles, para que “creiais que Eu sou”: a frase “Eu sou” é uma afirmação velada da sua divindade. Assim, o evento confirmará os apóstolos na sua fé. É-lhes pedido que se firmem na sua crença n'Ele como Filho de Deus, mesmo quando O vejam crucificado na Cruz. Sabemos que os apóstolos fugiram, mas teriam lembrado o aviso de Nosso Senhor, e embora estivessem sem dúvida muito abalados, tinham voltado a reunir-se como um grupo no momento da Ressurreição.

Na vida encontramos muitas surpresas, e algumas delas não esperamos. Podemos até sofrer um contratempo que parece desastroso. Mas este contratempo não nos deve desconcertar; “o servo não está acima do seu senhor”, diz Jesus, e tais decepções irão certamente acontecer também conosco. Sempre que a Cruz aparece nas nossas vidas, devemos recordar as palavras de Nosso Senhor e reafirmar a nossa fé como Seus discípulos. Podemos até identificar-nos com Ele quando somos prejudicados por outros.

Imediatamente antes deste episódio, Jesus tinha lavado os pés dos seus discípulos, uma tarefa muito serviçal, mas que só era realizada por criados naquela época. Ele tinha também ordenado aos apóstolos que se servissem sempre uns aos outros como o tinham visto fazer. Temos que imaginar Jesus ajoelhado pegando amorosamente o calcanhar do pé de Judas para o lavar. Então as palavras do Salmo citadas por Nosso Senhor, “Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar”. (Sl 41, 9), assumem um significado adicional além do metafórico. É outra prova e lembrança de que nada fica fora dos planos de Deus. Jesus sabia desde o início o que ia acontecer, e que era para a realização da nossa salvação. Aconteça o que acontecer nas nossas vidas, podemos estar seguros de que Deus transformará todas as coisas em bem para aqueles que O amam (cf. Rom 8, 28).

Photo: Gabriel Jimenez Unsplash // Andrew Soane