Evangelho de quinta-feira: vou seguir meu caminho

Quinta-feira da 30ª semana do tempo comum. “Preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã”. O Senhor não permite que rumores ou manobras de invejosos interrompam sua obra. Ele nos ensina a mover-nos com liberdade e facilidade, mesmo quando nos deparamos com incompreensões em nosso caminho.

Foto: Gilmer Diaz Estela

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”.

Ele disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas não quiseste! Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.


Comentário

As pregações e maravilhas que Jesus realizou durante a sua vida na terra não deixaram indiferentes os que dominavam o povo de Israel. A sua fama chegou aos ouvidos de Herodes Antipas, que governava a Galileia na época. Não seria raro que a ação do rabino de Nazaré despertasse inquietação em um personagem que fazia de tudo para conseguir e consolidar o seu poder. Os fariseus provavelmente aproveitaram essa situação para alertar Jesus e tentar fazê-lo sair de cena ou pelo menos limitar a sua pregação.

Na resposta de Jesus à essa ameaça, brilha o domínio de si com que Ele enfrenta os seus adversários. O Senhor não permite que os rumores ou as manobras de pessoas invejosas interrompam a sua obra. Continua em frente, fazendo o bem: “Eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo” (v. 32), porque é muito claro em sua missão: “preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém” (v. 33).

Jesus nos ensina a agir com liberdade e desembaraço, mesmo quando enfrentamos incompreensões em nosso caminho. Não é incomum que um cristão coerente desperte alguma preocupação ao seu redor, pois não quer concordar com algumas práticas abusivas ou que prejudicam o bem comum da sociedade. Com a sua palavra e oração, pode ajudar os outros a entender as suas ações e convidá-los a fazer parte da mudança, a tentar tornar o seu ambiente mais humano e cristão. No entanto, às vezes, há pessoas que se recusam a melhorar e continuam a colocar obstáculos. Seguindo o exemplo do Senhor, nesses momentos podemos renovar a consciência da nossa missão, sem deixar que os comentários de alguns detenham a maravilhosa obra do apostolado cristão: “preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã” ( v. 33).