Evangelho de sexta-feira: deixar o Espírito Santo atuar

Sexta-feira da 14ª semana do tempo comum “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos”. O mundo está cheio de dificuldades, está cheio de lobos. Somos apenas humildes ovelhas. Jesus convida-nos a deixar que o Espírito Santo vença todo o mal.

Evangelho (Mt 10,16-23)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações.

Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.


Comentário

Jesus avisa-nos das dificuldades, somos “ovelhas no meio de lobos”. A vida de um cristão muitas vezes não é fácil, envolve sofrimento, dor, contradição. Hoje, movemo-nos num ambiente que não é cristão, tal como no tempo dos apóstolos. Mas o ambiente não pode ser uma desculpa para não evangelizar.

Diante desta situação, Jesus dá-nos a receita: dar testemunho. Tantas vezes, nós cristãos ficamos inibidos por um ambiente adverso, e isso poderia ser uma desculpa para não evangelizar. Jesus sabe que nos envia para os lobos, mas encoraja-nos a sermos Suas testemunhas.

Jesus encoraja-nos a fazer o bem. A violência é derrotada pelo amor, a morte pela vida. São Josemaria dizia que devemos “afogar o mal em abundância de bem” (Sulco, 864).

Jesus anima-nos a confiar no Espírito Santo, sem medo de ir contra a corrente. É uma graça que devemos pedir ao Senhor. Para ser coerentes, viver como cristãos.

Perante este aparente paradoxo de ser ovelhas no meio de lobos, Jesus faz-nos olhar além. O cristão é ovelha, mas conta com a ajuda do Espírito Santo, conta com a ajuda da graça. E Deus pode fazer mais do que qualquer matilha de lobos.

Nos momentos em que perdemos a nossa visão positiva e nos sentimos abatidos por causa do mal do mundo ou da nossa vida, voltemos a nossa oração para o Céu e mantenhamos a confiança de que Deus venceu o mundo.

Pablo Erdozain // Thomas Faull - Getty Images Signature