Evangelho da sexta-feira: Ele levantou-se e seguiu Jesus

Sexta-feira da 14ª semana do tempo comum. “Ele se levantou e seguiu a Jesus”. Deus chama todos os homens à santidade. Livremente, não por causa dos nossos méritos. Mateus ensina-nos a responder com generosidade e prontidão.

Evangelho (Mt 9, 9-13)

Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!”

Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.

Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


Comentário

Jesus cumpre a vontade do Pai de estabelecer o Reino dos Céus, passo a passo. Conta com os homens, e entre eles dá a alguns uma missão especial, como aos Apóstolos, que estabelece como fundamento da Igreja.

Entre eles, está Mateus. Quando chega o dia, escolhido por Deus desde a eternidade, Jesus passa e vê-o. Não se trata de uma simples passagem ou de um ver qualquer. A escolha de Mateus é desde a eternidade e o chamamento ocorre no olhar de Jesus.

O mesmo acontece com os homens: Deus escolhe-nos desde a eternidade para sermos santos, num caminho concreto e, num determinado momento da nossa história, acontece o chamamento.

A escolha e a chamada são gratuitas. Cabe a nós, na nossa liberdade, responder. A resposta de Mateus foi imediata: “Ele se levantou e seguiu a Jesus”. Este é o desejo de Deus, que respondamos generosa e prontamente à chamada.

É fácil responder se, por meio da oração, estivermos abertos a ouvir o que Deus nos quer dizer.

Mateus, depois de ser chamado, recebe Jesus em sua casa. Neste convite, encontramos uma imagem do conteúdo da chamada. Jesus chama para nos convidar à Sua amizade, para que possamos viver na intimidade com Ele.

Muitos cobradores de impostos e pecadores se reuniram na casa de Mateus. Os fariseus começaram a criticar. Jesus, pelo contrário, anuncia a misericórdia: “quero misericórdia e não sacrifício”.

Jesus escolhe e chama de forma gratuita. Chama-nos sendo pecadores para sermos seus amigos. Faz isso através da sua misericórdia e perdão que o seu coração acolhedor nos oferece.

Javier Massa // Jens Mahnke - Pexels