Evangelho de quinta-feira: Sonhar com um novo coração

Evangelho da 5ª feira da 24ª Semana do Tempo Comum e comentário do evangelho.

Evangelho (Lc 7, 36-50)

Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.

Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.

Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora.”

Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer.” Simão respondeu: “Fala, mestre!” “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?”

Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais.”

Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente.”

Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.”

E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados.”

Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”

Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”


Comentário

O evangelho de hoje relata a cena daquela mulher que, com dor pelos seus pecados, atreve-se a ajoelhar-se diante de Jesus. Uma mulher que chora, que beija e que unge os pés do Senhor. Uma mulher que rompe com sua antiga vida, que não fica fechada no seu passado, que não desanima e deixa que o Senhor a cure. Uma mulher que abre o seu coração porque quer amar verdadeiramente e precisa do perdão de Deus. Uma mulher que sonha com um coração amoroso, com um coração novo que possa amar mais e melhor. Uma “buscadora” de amor apaixonado.

Diante dela está um homem, de certa cultura, um fariseu, que a julga duramente, que a despreza, que não compreende os seus gestos, nem o olhar misericordioso do Senhor. Um homem incapaz de sonhar.

E Jesus, no meio dos dois. Com paciência e amor Ele explica a Simão o que esta mulher tinha feito: como o que causa dor a Deus é um coração fechado à misericórdia, ao perdão, porque é incapaz de reconhecer seus próprios pecados. E como “o lugar privilegiado para o encontro com Cristo são os próprios pecados” (Papa Francisco, O Perfume da Pecadora, homilia em Santa Marta, 18/09/2014).

Mostra-lhe como Ele estava esperando que aquela mulher entrasse no banquete sem pedir permissão, e abraçasse os seus pés. O desejo de Jesus era poder dizer-lhe: “'teus pecados estão perdoados”.

Esta mulher nos ensina a maneira correta de manifestar nosso arrependimento e confessar nossas misérias e pecados.

Precisamos chorar por eles, tornar nossa a dor de Deus pelos nossos abandonos e desprezos. Precisamos nos colocar aos pés do Senhor e beijar e ungir seus pés, com a nossa gratidão e a nossa adoração.

Jesus nunca fica na superfície de nossa vida, Ele vai até o fundo do nosso coração para curá-lo e para que ele possa amar novamente.

Luis Cruz // Foto: Og Mpango - Pexel