Evangelho da quinta-feira: os teus pecados estão perdoados

Quinta-feira da 13ª semana do tempo comum. “os teus pecados estão perdoados”. O Senhor espera-nos no sacramento da penitência, para perdoar os nossos pecados, e encher a nossa vida de paz como sucede com o paralítico.

Evangelho (Mt 9, 1-8)

Entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama.

Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”

Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!”

Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, – disse, então, ao paralítico – “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”.

O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.


Comentário

A fama de Jesus vai-se espalhando e por onde vai apresentam-lhe doentes para que os cure. Neste dia, chega a Cafarnaum, a sua cidade, e apresentam-lhe um paralítico numa maca. Jesus, quando o vê, diz-lhe: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados”. Jesus olha para o coração da pessoa e por isso diz-lhe: os teus pecados estão perdoados. Sim, aquela pessoa necessita ser curada, não pode cuidar de si mesma, mas o seu coração necessita do perdão de Deus.

Os fariseus, ao escutar Jesus, pensam mal. Têm um coração mesquinho, pequeno, fechado, incapaz de se abrir à verdade. Consideram-se possuidores da verdade e acabam por não a conhecer.

Jesus tem com os fariseus uma atitude acolhedora, diz-lhes: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?”

E Jesus realiza o milagre: “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”.

O paralítico levanta-se, toma a cama e vai para sua casa.

Regressa a casa totalmente curado. Volta com o coração limpo e com a capacidade de ter uma vida normal.

Aqueles que assistem ao milagre regressam à sua casa glorificando a Deus pelas maravilhas que presenciaram.

São Josemaria maravilhava-se ao contemplar o perdão de Deus. Dizia numa ocasião: “Se considerarmos as coisas com calma, veremos que um Deus Criador é admirável, um Deus, que vem até nós e morre na Cruz para nos redimir, é uma maravilha, mas um Deus que perdoa, um Deus que nos purifica, que nos limpa, é verdadeiramente esplêndido! Podemos imaginar qualquer coisa de mais maternal? Guardais rancor aos vossos filhos? Certamente que não! E assim Deus Nosso Senhor, quando lhe pedimos perdão, perdoa-nos totalmente. É extraordinário!”[1].

Jesus espera-nos no sacramento da penitência para nos perdoar como perdoou o paralítico e encher de paz os nossos corações pelo perdão.


[1] Cfr. Artigo “A misericórdia divina“ deste site.

Javier Massa // Gagliardi Photography - Canva Pro