5ª feira: Uma vida edificada sobre a rocha

5ª feira da 1ª Semana do Advento. “Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha”. Ler e viver o Evangelho. Ler é recordar algo que aconteceu; viver é estar presente num evento que está acontecendo agora.

Evangelho (Mt 7,21.24-27)

Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!


Comentário

Nos Evangelhos, Jesus fala em várias ocasiões da chegada do Reino de Deus. Alguns dos seus contemporâneos pensavam que seria um reino político, a futura restauração do antigo poder dos reis de Israel. Porém o Senhor deixa claro que se refere a outro tipo de reino, que na verdade já está presente: “o Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17,21). Como explica Orígenes, Jesus é o reino em pessoa, Ele mesmo é o “mistério do reino de Deus” que foi oferecido aos discípulos.

Na passagem da missa de hoje, Jesus explica como podemos entrar em contato com a sua pessoa, empregando alguns verbos. Não entra no reino quem diz, quem só fala mas nada faz, quem se conforma com chamar-se cristão. Esse homem não entrará.

Ao contrário, podem entrar em seu Reino quem ouve suas palavras e as põe em prática. Uma maneira concreta de ouvir as suas palavras, de escutar a vontade de Deus é ler a Palavra de Deus, por exemplo com uma atenta leitura do Evangelho todos os dias; e depois, tentar pôr em prática o que ouvimos ou lemos, tornando nossa a vida de Jesus

“Queres acompanhar Jesus de perto, muito de perto?... Abre o Santo Evangelho e lê a Paixão do Senhor. Mas ler só, não: viver. A diferença é grande. Ler é recordar uma coisa que passou; viver é achar-se presente num acontecimento que está ocorrendo agora mesmo, ser mais um naquelas cenas”[1].

A imagem da edificação da casa, que conclui este ensinamento do Senhor, também representa de maneira gráfica o que ocorre na vida de cada pessoa. Todas as casas sofrem chuvas, enchentes e ventos, porém só as vidas fundadas na rocha da Vida de Jesus Cristo resistirão aos momentos difíceis e aos sofrimentos.


[1] São Josemaria, Via Sacra, 9ª estação.

Giovanni Vassallo // Oleg Magni - Pexel