Evangelho da quinta-feira: a proclamação do Reino

Quinta-feira da 14ª semana do tempo comum. “O Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios”. Jesus lembra-nos que o Reino dos Céus está nos bens espirituais, mas também em ajudar materialmente a quem necessita.

Evangelho (Mt 10,7-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Em vosso caminho, anunciai: “O Reino dos Céus está próximo”. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.

Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.

Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.


Comentário

O Evangelho da Missa de hoje mostra-nos a missão universal do cristão: pregar o Evangelho.

Jesus ensina-nos que a pregação do Evangelho inclui tanto obras de misericórdia materiais quanto as espirituais. Não se trata apenas de ressuscitar os mortos, ou seja: tentar levar todas as pessoas à vida eterna. Jesus também quer que procuremos melhorar as condições materiais das pessoas necessitadas: que cuidemos dos doentes, limpemos os leprosos, etc... Ele lembra-nos que devemos procurar melhorar as condições de vida dos que sofrem, devemos procurar o seu bem material.

Mas Jesus não fica em um nível puramente material, pois quer que todos conheçam o Evangelho, que conheçam a Sua mensagem. Cada cristão é chamado a levar a mensagem de alegria do cristão. Aquele que procura Cristo não precisa de mais nada, Cristo preenche completamente o desejo de felicidade do homem. Cristo é a resposta, Ele preenche completamente o homem.

Tantas vezes nos agarramos a bens materiais. Tentamos ter sempre mais. Colocamos a nossa felicidade nas coisas materiais. Jesus lembra-nos que devemos soltar as coisas materiais para podermos nos segurar só n’Ele. Nas nossas vidas, o ter muitas vezes prevalece sobre o ser. E Jesus lembra-nos que, para cumprir a missão de pregar o Evangelho, não precisamos ter coisas, mas confiar cem por cento em Jesus.

Muitas pessoas encontram-se desconsoladas pelo sofrimento e pela dor. O cristão é chamado a ajudar a quem sofre. Mas também é chamado a olhar para o alto, para Jesus, para o Reino dos Céus. Podemos pedir a Jesus que nos transmita e nos contagie o desejo de evangelizar aos que nos rodeiam.

Pablo Erdozain // PeteWill - Getty Images Signature