4ª feira da 32ª semana do tempo Comum: Fé e gratidão

Evangelho da 4ª feira da 33ª semana do tempo Comum. "Um homem nobre marchou para uma terra distante (...). Ele chamou dez de seus servos e deu-lhes dez minas." O reino de Deus começa em nossos corações quando aprendemos a dar fruto com todo talento que Jesus nos dá.

Evangelho (Lc 17, 11-19)

Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro.

Pararam à distância, e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”

Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.

Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”

E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.


Jesus vai com seus discípulos a caminho de Jerusalém e encontra estes dez leprosos. Eles gritam à distância porque, de acordo com a lei de Moisés, os leprosos viviam separados[1] para evitar o contágio. Por isso eles mantêm a distância.

Ao dizer-lhes para irem ao sacerdote, que o disposto pela lei para quem tinha sido curado da lepra[2], o Senhor mostra-lhes que eles serão curados. O relato conta que eram dez e que apenas um voltou, que além disso era samaritano (os samaritanos e os judeus eram inimigos e não se falavam)[3]. Apenas um deles volta para dar graças e glória a Deus. Dos outros nove, não nos dizem nada. Entretanto, o Senhor diz àquele que retorna para agradecer que a sua fé o salvou.

Às vezes pode nos acontecer a mesma coisa que com esses nove. Acostumamo-nos à ação de Deus em nós, talvez desde a infância, e podemos perder de vista a grandeza sem medida dos dons de Deus. Pelo contrário, há pessoas que viveram muito tempo longe de Deus, muitas vezes simplesmente por ignorância, e ao descobrirem a ação de Deus nelas se sentem comovidas e se curvam interiormente diante de Deus para agradecer.

Peçamos ao Senhor que aprendamos do leproso samaritano. Que nos surpreendamos sempre, que nos maravilhemos, pela ação de Deus em nós.


[1] Cfr. Lv 13, 45-46

[2] Cfr. Lv 14, 2 e ss

[3] Cfr. Jo 4, 9

Sebastián Puyal // Debby Hudson - Unsplash