Evangelho de terça-feira: Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!

Evangelho da 3ª feira da 22ª semana do Tempo Comum e comentário sobre o Evangelho.

Evangelho (Lc 4, 31-37)

Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia,
e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade.

Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 'O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!'

Jesus o ameaçou, dizendo: 'Cala-te, e sai dele!'

Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum.

O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: 'Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem.' E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.


Comentário

Jesus ensina na sinagoga de Cafarnaum, uma aldeia banhada pelas águas do lago de Genesaré. O povo se surpreende com a sua doutrina, porque ele não fala palavras vazias, mas as confirma com o seu poder.

Um homem com um demônio impuro. Da sua boca sai um grito em alta voz: “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

Jesus não responde às perguntas do diabo. Não dialoga com ele. Com autoridade total, manda-lhe calar a boca e sair daquele homem. E o diabo obedece e sai sem lhe fazer mal algum.

A existência de Satanás e dos seus anjos é uma verdade revelada por Deus e ensinada pela Igreja. Eles procuram nos perder, mas não temos nada a temer, porque quem tem autoridade é Jesus, o nosso Deus, que deu a sua vida por nós, para nos resgatar do poder do diabo, do pecado e da morte.

Deus coloca a sua autoridade à nossa disposição, porque nos ama. “Muitas vezes, para o homem a autoridade significa posse, poder, domínio e sucesso. Para Deus, ao contrário, a autoridade significa serviço, humildade e amor” , explica Bento XVI. Se Deus usa a sua autoridade para servir os seus filhos, o que vamos temer?

Perante a cura de uma pessoa possuída por demônios, as pessoas se perguntam com admiração: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem?” Quem pronuncia esta palavra? Quem é esse homem que expulsa um demônio? E eles difundem a fama de Cristo em todos os lugares da região.

Os milagres de Jesus nos ajudam a acreditar que Ele é o Messias, o Filho de Deus, e a entregar-lhe a nossa vida. Mas eles só nos ajudam se tivermos um coração bem disposto pela humildade; também nos ajudam se tivermos a boa vontade para buscar a verdade e desejar o bem.

Algumas pessoas têm uma fé indiferente, sem quase nenhuma consequência prática na vida. Queremos ter uma fé viva, que inunde a nossa vida na terra de alegria e esperança, que se concretize na doação aos outros, para construir um mundo mais justo, mais humano, mais cristão; que nos leve a difundir com a nossa vida e o nosso testemunho o perfume de Cristo em todos os lugares, no mundo inteiro.

Photo: Katerina Pavlyuchkova - Unsplash

Tomás Trigo