Evangelho da segunda-feira: a graça de Deus age o tempo todo.

Segunda-feira da 17ª semana do tempo comum. “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. Deus nos dá sua graça em abundância. Deixemos que ela trabalhe em nós.

Evangelho (Mt 13, 31-35)

Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo.

Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.

Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.


Comentário

Como são claros os exemplos que o Senhor nos dá! Claros e instrutivos, logicamente, pois quando entendemos bem as coisas, nossa maneira de agir melhora consideravelmente.

Hoje a liturgia nos oferece dois exemplos do seu método pedagógico, duas pequenas parábolas ou metáforas para nos mostrar como funciona a graça na alma. Na verdade, são como duas etapas desta atuação.

Em primeiro lugar, a semente de mostarda. Se lermos a parábola com calma, chegaremos facilmente à conclusão de que Deus não tem pressa, ou que sua maneira de contar o tempo é muito diferente da nossa.

Estamos acostumados a medir a eficácia das nossas ações pelos resultados imediatos que obtemos, mas Deus não. Ele sabe esperar e é paciente, mesmo quando não somos muito dóceis às graças que nos envia.

A segunda imagem é o fermento na massa. Também aqui encontramos a ideia da paciência e da constância. Mas há outra ideia que é igualmente importante, ou mais: a de que o fermento deve fermentar tudo: “até que tudo fique fermentado”.

Isto significa que a graça de Deus, o bom espírito cristão, deve estar presente em todas as nossas atividades: trabalho, família e relações sociais e, é claro, em nossa vida de piedade. Assim, se formos dóceis, Deus poderá fazer o seu trabalho de santificação em nossa alma e santificar também o ambiente em que vivemos.

Alphonse Vidal // Choreograph - Getty Images Pro