Recolhimento de Janeiro #EmCasa: Humildade e Caridade

“A humildade é uma nota distintiva básica, um dos fundamentos da autêntica vida cristã, porque é a morada da caridade”. Vamos considerar no primeiro recolhimento de 2021 duas virtudes fundamentais na vida cristã.

Download do material para o recolhimento em PDF

1. Para Começar
2. Meditação: “Humildade”
3. Leitura
4. Exame de Consciência
5. Meditação: “Caridade”
6. Terço


1. Para Começar

“Recolhimento para conhecer a Deus, para te conheceres e assim progredir. Um tempo necessário para descobrir em que coisas e de que modo é preciso reformar-se: que tenho que fazer? que devo evitar?” (São Josemaria, Sulco, 177).

Este é o objetivo do recolhimento: uma pausa nas atividades diárias para estar a sós com Deus e considerar como vivemos a fé na nossa vida diária, como podemos crescer na intimidade com Deus. O roteiro que oferecemos prevê duas meditações, uma leitura espiritual e o terço.


2. Meditação: “Humildade”

A virtude da humildade, fundamento de todas as virtudes. A humildade dá espírito esportivo para retificar, começar e recomeçar.

O importante é que ao ouvir, você converse pessoalmente com Nosso Senhor e entre em um diálogo com Ele. Se preferir, você pode ir parando o áudio.


3. Leitura

"O ideal dos pais concretiza-se, sobretudo, em conseguir ser amigos dos filhos", dizia São Josemaria. Só assim se cria a confiança que torna possível a sua educação.

Deixamos o texto sugerido: "Educar em amizade"


4. Exame de Consciência

1. Jesus disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Compreendo que a virtude da humildade é básica, para o crescimento de todas as virtudes?

2. Procuro ser humilde diante de Deus reconhecendo que Dele me vêm todos os bens e que, sem o auxílio da sua graça, nunca poderei alcançar o crescimento das virtudes?

3. "Com a medida com que medirdes sereis medidos", diz Jesus. Sou consciente de que o orgulho é o maior inimigo da unidade do casal? Peço perdão, ainda que me custe? Evito as críticas negativas?

4. Nosso Senhor detinha-se para atender às necessidades de cada pessoa. Consigo captar o que os outros esperam de mim?

5. O Evangelho conta que Filipe encontrou o seu amigo Natanael e lhe falou do seu encontro com Jesus, convidando-o a conhecê-lo: "Vem e verás", disse. Procuro que as minhas amizades participem da maravilha do meu encontro com Jesus?

6. Sinto a responsabilidade de exercer continuamente uma influência benéfica no coração dos que me cercam? Percebo que uma das maiores alegrias da vida é passar pelo mundo fazendo o bem aos outros?


5. Meditação: Caridade

Vocação para o amor. Sobre a base da humildade: crescer no amor a Deus e no amor ao próximo.

O importante é que ao ouvir, você converse pessoalmente com Nosso Senhor e entre em um diálogo com Ele. Se preferir, você pode ir parando o áudio.


6. Terço

O Santo Rosário é a oração com que os cristãos se dirigem a Nossa Senhora em todos os tempos, para pedir a sua proteção nos momentos de dificuldade. Você pode chamar as pessoas que estão em casa para rezar com você.

Se não souber rezar o terço, ou quiser uma ajuda para rezar em áudio, pode ver aqui.